edições-2016



Livraria Cultura














































































































Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

Invel
































































Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!


































Invel

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!


LOGOTIPO DNEGOCIOS (55)(41)3424-6382

         
outubro de 2016
HORÁRIO DOS ONIBUS DO LITORAL DO PARANÁ  TAXIS DE PARANAGUÁ FACEBOOKTWITTER G+

Outubro Rosa

Seleção de Livros! Clique e confira.
         

A COZINHA MINEIRA


cozinha mineira
Com base na crônica “A cozinha mineira” . De Sylvio Bazote.

Nas férias escolares da minha infância viajava para a casa de “tias” de consideração em Biquinhas ou São Gonçalo do Abaeté. Recordo de ambos os lugares como se fossem o mesmo, com semelhantes rotinas e organização dos móveis, utensílios domésticos e tudo mais. Destas doces lembranças, a que mais se destaca é a da cozinha. A cozinha era o coração da casa! O centro da casa e nela reinava soberano o fogão de lenha, bem feito e conservado, com os metais pintados de preto, a alvenaria em vermelho e o cano de cobre que passava brilhando polido.
     As casas ainda não tinham energia elétrica e era a cozinha que centralizava as atividades e convívio das pessoas, principalmente, durante a noite. Tinha a moringa de barro e canecas de alumínio com água fresca para diminuir o calor do dia. A geladeira, nos dias de hoje tão indispensável, ali não existia e nem fazia a menor falta. Por todo lado potes com deliciosos doces. A iluminação era de lampiões de querosene e era na cozinha que todos se reuniam à noite, em volta da grande mesa de madeira rústica, para conversar. De todas as saudades que tenho de então, a maior é a de conversar. Todos conversávamos no cômodo mais iluminado da casa, clareado pelas chamas movediças do fogão de lenha.
     Não me lembro deste fogão apagado uma única hora! Entre o café da manhã, almoço, café da tarde, janta e café da noite, quando não estava esquentando uma refeição, bolo ou doce, estava com tampas e porta abafando o fogo, conservando em seu interior as brasas vivas, que bastava um capim seco e cheiroso juntamente com madeira nova para soprar e facilmente reacender.
     Gostava particularmente do café no meio da tarde quando, para meu delírio, normalmente era feito um bolo com sabor sempre variado e algum tipo de doce (de leite, abóbora, mamão, goiaba e outros que não me lembro mais). A demora no feitio dos doces e o aroma de doce no fogo, faziam aumentar ainda mais o sabor quando prontos.
     O fogão à lenha fornecia todo tipo de conforto: por ele passava a serpentina de cobre que esquentava a água do chuveiro para o banho antes de deitar. Era ele que além de iluminar, esquentava a cozinha queimando galhos de eucalipto pra deixar cheirosa e aconchegante a casa fechada nas frias noites de inverno. Era o fogão que produzia café sempre fresco e deliciosas broas de milho que acompanhavam a jogatina de Buraco noite adentro. É por tudo isso que, pra mim, a cozinha é a essência do lar mineiro.
     Mês que vem, dia 1 de novembro, abra esta página, porque a conversa vai ser gostosa. O assunto será “A comida mineira”.

Restaurante Sabor Mineiro


         

EDITORIAL

CORES DA PÁTRIA

A história conta que em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil. Passados 194 anos desde o Grito do Ipiranga, como ficou conhecido o ato de Dom Pedro, o Brasil foi às ruas para comemorar mais um aniversário da sua independência, mas existe o que comemorar? Uma nação onde a corrupção consome mais de R$ 80 bilhões por ano, tirando das pessoas o direito de ter uma assistência médica-hospitalar digna, educação de qualidade, estradas seguras, segurança pública, tem motivos para comemorar? Uma nação onde os valores morais são invertidos, as minorias desprezadas, as desigualdades sociais gigantescas, tem motivo para comemorar sua independência? Pelo que se viu no 7 de setembro em todo o Brasil, temos sim.
        Milhões de pessoas saíram de casa em todo o país no frio daquela manhã, para ver o Desfile Cívico de 7 de setembro, ficando a sensação que o amor à pátria começa a ser resgatado e que apesar da crise econômica, dos escândalos de corrupção e da anarquia política, ainda acreditamos no Brasil.
        A letra do nosso hino e as cores verde, amarelo, azul e branco, marcaram presença em todos os cantos do país, numa demonstração de civismo que a muito não se via. O povo tomou avenidas para uma sincera homenagem às nossas cores e a nossos ideais. Cada um demonstrando que o Brasil pertence a todos, e não a partidos, grupos políticos ou interesses pessoais.
        Fomos às ruas para declarar nosso amor à esta nação saqueada e aviltada. Um amor aprendido desde a infância, que não se resume a um desfile de 7 de setembro, mas que nos leva a refletir sobre a importância de se resgatar o patriotismo ameaçado e que reconstrói em cada um de nós a esperança numa pátria melhor!


LIVROS



POR QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS
Mario Sergio Cortella


Para o escritor e professor Mario Sergio Cortella, boa parte do propósito da vida moderna está naquilo que fazemos durante a rotina. O trabalho, nesse sentido, seria uma atividade que busca o Cortellareconhecimento do homem com aquilo que ele faz.
        Qual o propósito que coloco adiante de mim? A palavra “propósito”, carrega o significado de “aquilo que eu coloco como meta”. O que estou buscando. Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais deixo de fazer o que não faço.
        Atualmente, no âmbito do mundo do trabalho, a pergunta sobre o propósito vem ganhando crescente relevância. Boa parte das pessoas hoje deseja encontrar no emprego algo que ultrapasse o mero ganho salarial. Há uma busca por ser reconhecido, por ser valorizado pelo que se faz. Não quero que meu esforço seja desperdiçado ou inútil. Tampouco que seja mal-intencionado, se sou uma pessoa de boa intenção.
        Essa questão sobre os propósitos foi vindo à tona gradativamente. Até algum tempo atrás, a vida era muito menos complexa e a intenção principal era sobreviver. Obter recursos para montar uma família e ter um patrimônio para deixar de herança. Como a sociedade hoje é mais focada no indivíduo, a ideia de propósito está marcada por um conceito que já existiu e voltou com muita força: o da realização. E a palavra “realizar” no latim, tem o sentido de “tornar real”, mostrar a mim mesmo o que sou a partir daquilo que faço, e “to realise”, no inglês, significando “dar-me conta”. Tornar-me consciente da minha realidade e da realidade que me cerca.
        Muita gente hoje se recusa a atuar em algumas atividades que sejam danosas à vida coletiva. A dinâmica da relação muda: não é só um emprego onde faço o que me mandam. Preciso saber para o que serve o que estou fazendo. Não quero ser apenas um inocente útil. Desejo que a minha atividade seja consciente.



Seleção de Livros! Clique e confira.
         

kumon

Desde sua criação, o Kumon incentiva seus alunos a desenvolverem uma base sólida de capacidade acadêmica e a se tornarem pessoas capazes de aprender por conta própria. Os orientadores do Kumon acreditam no potencial de cada aluno e maximizam sua capacidade através de um material didático eficaz. O método Kumon, originalmente desenvolvido por um pai para seu filho, está agora disponível em 49 países ao redor do mundo.
       
Depoimento de uma mãe.

Perfil do aluno
Nome Amanda Bianca Corrêa
Série e idade atual 1.º ano do EM, 15 anos
Série e idade quando fez matrícula 6.º ano do EF2, 12 anos
Estágio atual no Kumon. Amanda estuda conteúdos de Matemática dois anos adiantados em relação a sua série escolar.
Nome da mãe Maristela Gonçalves Corrêa
Nome da orientadora Valeria dos Santos Baldissera

        Amanda era uma aluna dedicadakumon e tímida, entrou no Kumon para melhorar o desempenho escolar. Sempre foi uma menina muito disciplinada nos estudos, só que o raciocínio era lento e, por mais que ela estudasse os objetivos não eram alcançados. Apesar de todo o esforço e dedicação, Amanda sentia muita dificuldade em Matemática. Maristela, sua mãe, conta que a filha passava os finais de semana estudando com as tias formadas em Economia, estudava com professores particulares e mesmo assim, não conseguia tirar notas boas. Aquilo a preocupava porque a falta de sucesso nos estudos estava mexendo com a auto estima de Amanda. Até que um dia, Maristela ficou fascinada com a forma que um colega resolvia os cálculos de Matemática, e descobriu que o menino era aluno do Kumon.
        Depois que a Amanda entrou no Kumon, kumona mudança foi imediata. Tirou 9,5 na prova e agora ela é outra menina, muito mais segura, autoconfiante.
        A timidez e a dificuldade em Matemática atrapalhavam Amanda em outras disciplinas e na vida pessoal. Hoje, Amanda está mais feliz, realizada e está bem adiantada em relação a sua série escolar. Para Maristela, esta mudança que aconteceu depois que a filha entrou no Kumon, transformou completamente o jeito de Amanda ver os estudos.
        No Kumon, cada aluno é kumontratado individualmente. E isto é muito importante, porque motiva o aluno a buscar aquilo que ele quer na vida, e a trabalhar pela sua própria formação. A orientação individualizada foi fundamental para o desenvolvimento da Amanda. Maristela acredita que a relação com a orientadora Valeria, a preocupação com o desenvolvimento da Amanda respeitando a capacidade dela, colaborou para que a filha conquistasse autoconfiança e progredisse tanto nos estudos.
        “O que eu desejo para o futuro da Amanda kumon é que ela se realize, se torne uma pessoa de caráter, honesta e que possa ajudar outras pessoas”.
        Amanda quer fazer duas faculdades: Psicologia e Matemática. A primeira opção foi motivada pelo exemplo das tias, e a segunda foi motivada pela própria experiência com o Kumon. Assim como venceu o bloqueio com a Matemática, quer ensinar outras pessoas a superar as próprias dificuldades. Maristela se orgulha da motivação da filha;
        -”Foi ótimo. Fez bem até pra mim”.


Kumon Paranaguá



Seleção de Livros! Clique e confira.
       
COMER BEM

EMPADÃO DE FRANGO


INGREDIENTES

.
1 ovo
700g de trigo sem fermento
150 g de margarina
2 caixinhas de creme de leite
1 colher de sopa de amido de milho
200 ml de leite 1 peito de frango cozido e desfiado
1 cebola
1 dente de alho
1 gema para pincelar
cheiro verde e azeitona a gosto
Sal a gosto

COMO FAZER

Para fazer a massa use o trigo a margarina o ovo e uma caixinha de creme de leite Misture e sove os ingredientes, até obter uma massa macia e de fácil manuseio.Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda com a massa e reserve, deixando um pouco de massa para fazer a tampa do empadão.
Para o recheio refogue o frango desfiado com a cebola, alho, azeitona e cheiro verde. Em uma panela separada ferva o leite acrescente o amido até que vire um mingau. Coloque a outra caixinha de creme de leite e misture bem. Junte este mingau com o frango refogado, misture bem e em seguida despeje na forma forrada com a massa. Vá cobrindo o empadão com o a massa até cobrir totalmente o recheio. Pincele a gema, e leve ao forno
O tempo de forno varia mas em média são 45 min.

BOLO DE MILHO VERDE


INGREDIENTES

.
1 lata de milho verde
3 copos (americanos) de leite
3 colheres farinha de trigo
1 colher de (sopa) de queijo parmesão
1 colher de (sopa) de azeite
2 ovos
Sal à gosto
150 grs de mussarela (ralada)

COMO FAZER

Bata tudo no liquidificador exceto a mussarela
Coloque a mistura em uma forma untada com óleo e cubra com a mussarela
Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos


Seleção de Livros! Clique e confira.
         

estimular o cérebro

10 maneiras de gerar ideias para empreender

Marília Milena

            “Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não merece ser chamada de ideia.”
             (Albert Einstein)

Quando você resolve se aventurar no mundo dos negócios, tudo que você precisa é daquela ideia de um milhão de dólares que tantos sonham ter.

Não existe fórmula mágica para gerar insights de novos negócios, mas a melhor maneira de se ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar grande e de inovar. Existem técnicas que podem ajudar você a gerar novas ideias de negócios, mesmo que você não seja muito criativo.

        10 maneiras de “preparar” sua mente para gerar ideias de novos negócios.

1. Anote tudo
Pra começar, anote todas ideias que você tiver. Não exclua nenhuma. Ideias loucas e absurdas são geralmente as melhores. Não importa se você está no meio do almoço ou indo dormir, não deixe a ideia fugir. Não arrisque se esquecer dela. Anote.

2. Não perca tempo tentando encontrá-las!
Segundo Paul Graham, as melhores ideias normalmente são aquelas chamadas de orgânicas. Ou seja, que crescem de forma natural da experiência das pessoas. Então a melhor maneira é não PENSAR e sim OBSERVAR. Procure no seu trabalho, nas suas experiências e atividades, quais as necessidades e problemas que possuem. Uma boa pergunta é: Por que ninguém fez ‘isso’ até hoje? Se isso existisse eu compraria?

3. “Viva no futuro, então construa o que está faltando nele” – Paul Graham
Como será daqui a 1, 3 ou 5 anos? Quais problemas existirão? Pesquise sobre as tendências na sua industria,sociedade ou nas tecnologias que permitirão novas formas de negócios.

4. Resolva problemas, não invente problemas.
Pegue uma folha em branco e escreva no topo dela “Eu odeio quando…” e escreva tudo que te incomoda. Muitos desses problemas podem virar produtos ou serviços, afinal, o seu descontentamento com algum produto e serviço, provavelmente, é uma dor compartilhada por muitas outras pessoas.

5. Estude as ideias dos outros.
As nossas melhores ideias quase sempre vem dos outros. Steve Jobs uma vez disse:”Não temos nenhuma vergonha em roubar grandes ideias“. Se pensadores originais como Picasso e Steve Jobs não tinham nenhum problema em copiar ideias alheias, por que você teria? Quando um novo produto surgir, descubra que necessidades este novo produto vai gerar. Muitas ideias são mal executadas, implante uma nova versão da mesma ideia. Vários negócios inovadores surgem no mundo e podem se tornar necessários na sua região.

6. Observe para onde seu dinheiro está indo.
A forma como você gasta o seu dinheiro pode dizer muito sobre você. Porque você comprou na empresa A e não na empresa B? Analisar porque você escolhe um produto ou serviço pode te dar insights de como fazer algo melhor ou mais barato. Muitas vezes achamos algo muito caro, será que não podemos criar um novo produto ou serviço mais barato ou com uma percepção de valor mais alta?

7. Use a experiência dos bem sucedidos.
Não se limite apenas à sua área de atuação, podemos aprender com empresas de todos os setores e tamanhos. Então descubra: quais ideias deram certo recentemente e podem ser úteis ao seu negócio. Olhe para indústrias ao seu redor e veja se as ideias antigas delas podem se tornar sua nova ideia.

8. Pergunte a você mesmo.
Qual tipo de negócio eu gostaria de tocar se não tivesse nenhuma chance de fracassar? O que nunca foi feito até hoje? Empreender nem sempre é um mar calmo, por isso, é preciso que você faça o que ama e que faz sentido pra você.

9. Mantenha-se atualizado na sua área de interesse!
Manter-se atualizado é condição imprescindível no mundo dos negócios. Os conceitos mudam com o tempo e ficar antenado nas novas tendências pode impulsionar a sua empresa e até mesmo te ajudar a criar uma vantagem competitiva em relação a sua concorrência.

10. Mantenha a mente aberta
Muitas vezes, uma ideia que falhou pode abrir caminhos para outra vencedora. Não se deixe abater pelos fracassos. Segundo Sidarta Guatama, o Buda, fracassos não existem. Existem experiências que num determinado ponto precisam ser descartadas para dar lugar a outras ou a uma nova versão delas mesmas. Não existe aprendizado maior do que falhar. Todas as pessoas de sucesso falharam diversas vezes. Na próxima vez você estará mais próximo do sucesso. Esteja sempre disponível para ouvir novas ideias, discutir projetos com outras pessoas e observar o que acontece ao seu redor.

E já que citei Sidarta Gautama, ele nos deixou um legado de grande sabedoria e sábios conselhos para quem está vivendo momentos difíceis. Existe, segundo Buda, uma forma de viver estes momentos de uma maneira mais tranquila, e tudo tem a ver com atitude. Vou publicar aqui, dia 1 de novembro, 10 dessas pérolas. Se você quiser conhecê-las, anote na sua cabeça e não esqueça. Tenha o melhor mês de outubro que você conseguir ter. Deseje o mesmo pra mim.



Marisa
       

HOROSCOPO
Fonte:“Worldwide Horoscopes”           outubro - 2016         ambos os sexos

.
OUTUBRO

Clima eminentemente ativo, que o aproximará mais das realidades da vida. O trânsito de Marte em Capricórnio fará com que os acontecimentos evoluam mais rapidamente, tornando mais fácil descobrir o que pode ser melhorado. Mercúrio desacelera algumas iniciativas e nos induz a voltar ao passado para esclarecer mal-entendidos que ainda existem. O Sol em sextil com Vênus durante todo o mês, favorece o fortalecimento dos laços familiares.

AQUARIO - 21/01 a 19/02
aquário

Mês decisivo em relação à sua vida amorosa. Necessidade de harmonizar e estabilizar as coisas com as pessoas próximas. O nervosismo mascara uma necessidade de mudança radical, que tende a emergir de forma impulsiva. Maior autoestima e confiança em si. Outubro é para o aquariano um mês de otimismo e Muito progresso. Descanse e relaxe mais.

PEIXES - 20/02 a 20/03
peixes Sua vida continua movimentada principalmente nas três primeiras semanas graças ao aspecto formado pelo Sol com seu signo. Sua atração pelos prazeres da vida e sua ousadia para vivê-los está mais ardentemente. Sorte em matéria de encontros sentimentais. Paixão no ar! Na última semana do mês, tome iniciativas para melhorar sua posição financeira. Adote uma atitude discreta, adapte-se aos acontecimentos e alcance os seus objetivos através do compromisso e da diplomacia. Elimine o supérfluo e o dispendioso da sua vida.

ARIES - 21/03 a 20/04
aries Há tensões no ar, Este mês você terá dificuldade para fazer com que as pessoas aceitem seus projetos e a paciência será indispensável. Seja discreto e prudente pois este não é momento para lutas de poder e sim para o charme e encanto social. Então seja charmoso e encantador. A Casa do Amor em outubro é a mais ativa do seu mapa. A vida profissional se desenvolve nos bastidores. Algum progresso será evidente neste mês e com o passar dos meses acontecerá muito mais. Vá a festas e reuniões.

TOURO - 21/04 a 20/05
touro Período de transição. Alguns assuntos lhe parecerão mais claros graças ao trânsito do Sol em sua Casa. Você terá necessidade de chegar a um nível maior de segurança para aumentar seu conforto. Adapte-se aos acontecimentos e seja flexível. Sua vida e seus planos avançam fazendo de outubro um mês de realizações. Planos, projetos ou promoções antes paralisados agora estão avançando. Pessoas no nível mais alto estão prontas para agir de acordo com seus interesses. Romantismo, em alta.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06
gêmeos Este mês vai parecer uma festa permanente. Situações o obrigarão a eliminar detalhes sem importância que estão começando a atrapalhar. O Sol em seu signo facilita seu desenvolvimento tornando outubro um mês feliz e bem-sucedido. Tire da gaveta projetos inacabados e dê continuidade. Saúde excelente o mês todo. Quem procura emprego tem chance de sucesso. Use sua energia mental em metas construtivas. Vida amorosa continua em segundo plano, mas você tem que se decidir entre manter um relacionamento sério ou apenas se divertir.

CÂNCER - 21/06 a 21/07
câncer A quadratura do Sol com seu signo fará você conhecer novas pessoas e se abrir a outras maneiras de ver a vida. Se você tiver que virar uma página em relação ao passado, a hora certa é esta. Você vai descobrir pontos de vista que podem alavancar sua carreira. Sua vida e seus planos estão caminhando bem. Este é um mês mais para progressos psicológicos e domésticos do que profissionais. Ache seu ponto de harmonia e permaneça aí. As pessoas estão mais sociáveis e dispostas a conversar. Evite tomar decisões financeiras agora.

LEÃO - 22/07 a 22/08
Leão O trânsito do Sol em sextil com seu signo faz com que as situações avancem mais rapidamente do que vinha acontecendo, Não se deixe invadir pelas exigências externas, arrume tempo para cuidar de você, de seus interesses e relaxar! Outubro é um mês de mudanças para os leoninos. A vida amorosa progride e a troca de ideias com a pessoa amada é muito importante neste momento em que sua vida amorosa começa a desemperrar e um relacionamento atual voltara a progredir.

VIRGEM - 23/08 a 22/09
virgem O trânsito do Sol em sua Casa II aumenta sua tranquilidade em relação às finanças que por sinal, estão firmes. O trânsito de Vênus o deixa mais ansioso, o que será benéfico para sua vida amorosa .Você está agressivo e autoritário e tem coragem e ousadia incomuns. Se tiver que se engajar numa, luta pelo poder a hora é essa. Seja especialmente paciente com os familiares neste mês — a situação familiar parece explosiva e turbulenta. Não é um período muito bom para grandes encontros familiares.

LIBRA - 23/09 a 22/10
libra Tudo se harmoniza nos domínios profissional e sentimental. Seu senso de diplomacia está perfeito e você poderá encontrar acordos muito facilmente, mas o momento de agir ainda não chegou. Você terá muito mais êxito a partir do próximo mês, quando Marte estará em sextil com seu signo. A saúde poucas vezes tem estado melhor. Um bom período para comprar roupas, jóias e acessórios pessoais, já que o senso estético está particularmente apurado.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11
escorpoão Você perceberá mais facilmente do que de costume o que é duvidoso e pouco claro para o seu gosto. Arrume tempo para fazer sua parte das coisas e analisar seus laços antes de mudar tudo da noite para o dia. Você precisa recolher-se um pouco para retomar o rumo. Seja receptivo à orientação interior. É provável que os presentes de aniversário sejam mais e maiores do que o habitual. Este é essencialmente um mês de festas. A autoestima e a confiança em si mesmo se fortalecem dia após dia.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12
sagitário O trânsito de Marte em semiquadratura com seu setor o incita a trabalhar mais naquilo que é essencial. O trânsito do Sol em sextil com seu signo anuncia trocas que o ajudarão a virar as costas para hábitos do passado que tendiam a limitar suas ações. Marte como Regente da sua 5a Casa traz sorte, felicidade, criatividade. Neste mês ele cruza o seu Meridiano Celeste da carreira, indicando súbito avanço A vida social está ativa e feliz. Sucesso em todos os níveis. As finanças precisam de mais cuidado agora.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01
capricórnio O progresso de sua carreira estará em primeiro plano O Sol em sextil com Plutão reforça sua força de vontade e incentiva ações diretas permitindo que você demonstre seus talentos. Vênus favorece a expressão de seus sentimentos. Muita atividade profissional e sucesso acontecendo. Talvez haja uma mudança significativa no seu ambiente, No nível profissional, vá em frente sem medo em direção a suas metas. Concentre-se nas prioridades. As finanças melhoram notavelmente.

BOTAS COM DESCONTO



Seleção de Livros! Clique e confira.
       

Você com certeza já ouviu as pessoas falarem “se quiser emagrecer, evite comer gordura”. Acontece que isso NÃO é verdade! Para o seu corpo funcionar corretamente ele precisa também de gordura, assim como precisa de carboidrato, proteína, vitaminas, e tudo mais. Não dá para ir contra a natureza, o corpo humano funciona com estes “combustíveis”. É simples assim. Se você cortar a gordura ou qualquer outra substância essencial para seu corpo funcionar, você acaba entrando por exemplo, numa daquelas dietas de emagrecimento que funcionam por um tempo e depois tudo volta à estaca zero. Então vamos nos aprofundar um pouco mais nessa questão da gordura, conhecendo uma essencial, que é o

Ômega 3


cão fila

O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, e portanto, ela só pode ser obtida por meio da alimentação normal ou de suplementação alimentar. As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e ajudam o intestino absorver vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K.
        Os benefícios do ômega-3 para o organismo são muitos e já estão amplamente comprovados por pesquisas científicas. O ômega 3 tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, contribui para uma pele saudável, auxilia no controle da pressão arterial, inibe a agregação plaquetária (evitando o entupimento de veias e artérias), e estimula a vasodilatação e a saúde cardiovascular, “lubrifica” a retina, auxilia no tratamento da depressão e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
     A partir do consumo de ômega-3, ocorre no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA e DHA que, apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções bem diferentes e importantes no organismo. O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular, enquanto que o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar diretamente associado à saúde materno-infantil.
        As principais fontes de ômega 3 são os peixes de águas profundas e geladas, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum, e também as algas marinhas. Além dos peixes, as sementes de linhaça e de chia, e as nozes são fontes vegetais de ômega 3.
        O Ômega 3 passou a ganhar a atenção dos médicos e cientistas quando se descobriu que os esquimós, principalmente os inuítes do norte do Canadá, possuem baixas incidências de doenças cardiovasculares, com uma dieta rica em gorduras. Através de pesquisas se constatou que o tipo de gordura consumida pelos esquimós é composta, em sua maior parte, por ácidos graxos poli-insaturados e ricos em EPA e DHA, que constituem o grupo do Ômega 3. Povos que possuem uma dieta à base de alimentos ricos em Ômega 3 e outras gorduras poliinsaturadas têm menos casos de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, colesterol elevado e obesidade. Porém, é importante considerar que essas doenças não se previnem apenas com o Ômega 3, mas com uma dieta geral saudável aliada a hábitos de vida saudáveis.
        Nem todas as gorduras são nocivas à saúde. Pelo contrário. Algumas são importantes para que o nosso organismo funcione adequadamente e o Ômega 3 é essencial para a formação e manutenção das células. Só as gorduras saturadas são de fato prejudiciais à saúde, porque aumentam o colesterol ruim ou LDL. Alimentos como bacon, toucinho, queijos amarelos, manteiga, leite integral, cortes gordos de carne vermelha, sorvete e biscoitos são exemplos de comidas ricas em gorduras saturadas que prejudicam a saúde, principalmente se consumidas em excesso. Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, entretanto, são saudáveis, como por exemplo, o abacate, as nozes, os óleos vegetais ( azeite, óleo de soja, de girassol e de milho) e peixes.
        Apesar dos suplementos à base de Ômega 3 fornecerem quantidades consideráveis de ácidos graxos, o ideal mesmo é incluir peixe na dieta. Uma das formas mais saudáveis de se consumir peixe, são os pratos elaborados pela culinária japonesa. O tipo de preparação do Sushi é muito saudável porque não envolve fritura e portanto conserva melhor o ômega 3 .

Ômega 3 e sua Saúde.

        Colesterol: Hoje é sabido que um consumo de aproximadamente 3000 mg de Ômega 3 diariamente reduz a quantidade de triglicéridos no sangue em até 30%. A concentração de colesterol bom, o HDL, também aumenta e o cloesterol ruim, LDL se reduz com o consumo suplementar de óleo de peixe, em algo em torno de 3%. De acordo com pesquisas, são menores os ricos de placas de colesterol se acumular nas artérias quando se consome pelo menos 2000 mg diárias de Ômega 3.
Pressão Arterial: Os níveis da pressão arterial são reduzidos em até 3 mmHg de pressão diastólica e 5 mmHg de pressão sistólica com o consumo de ao menos 1000 mg/dia de ômega 3. Quando obtido através de uma dieta equilibrada e saudável, com pouca gordura saturada e pouco sal, os efeitos benéficos do Ômega 3 são ainda maiores principalmente em pessoas acima de 45 anos.
Coração: São inúmeros os benefícios do ômega 3 para o coração. O músculo cardíaco se torna mais eficiente, a demanda de oxigênio é reduzida, a frequência cardíaca é melhor controlada e diminuem os riscos de arritmias e acidentes cardiovasculares.
Cérebro: Uma dieta regular com Ômega 3 reduz os riscos de AVC, derrames cerebrais e desenvolvimento de demências como o Alzheimer.
Osteoporose:O Ômega 3 é um bom combatente anti-inflamatório e segundo pesquisadores da Universidade do Texas, também é um aliado no combate à osteoporose porque fortalece os ossos. A osteoporose é uma doença que atinge principalmente as mulheres na menopausa. Com a queda da produção de estrogênio, elas passam a ter mais dificuldade para repor os minerais perdidos diariamente. O estrogênio, (hormônio feminino), regula a atividade das células responsáveis pela produção e depósito de material ósseo, chamadas de osteoblastos, e das células que absorvem o material velho, chamadas osteoclastos. A osteoporose faz com que haja um aumento na atividade dos osteoclastos, levando-os a consumir parte da produção dos osteoblastos impedindo a reposição e consequentemente, causando desequilíbrio e enfraquecimento dos ossos! O Ômega 3 tem o poder de inibir a função dos osteoclastos, restaurando o equilíbrio e evitando o progresso da osteoporose.
Dores - O Ômega 3 obtido pela dieta alimentar ou pelo uso de suplementaçao alimentar, reduz a intensidade da dor causada pelas artrites, apesar de não tratar a inflamação nem retardar o aparecimento de deformidades articulares e a continuidade da doença. O Ômega 3 não age no combate aos processos inflamatórios, mas ajuda a diminuir a intensidade das dores.



FACEBOOKTWITTER G+
        

Matéria de setembro: Manipulação Emocional                     

..... ADRIANA GROSSE

INSTITUTO PEITO ABERTO
Contra o Câncer de Mama


    Psicóloga Adriana Grosse

O mês de outubro, conhecido como Outubro Rosa é destinado a conscientização e prevenção do câncer de mama, uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. O tratamento pode ser longo e neste período muitas mudanças físicas, psicológicas, financeiras e muitas incertezas podem aparecer. Para dar suporte a essas mulheres, nasceu o Instituto Peito Aberto.
        O Instituto Peito Aberto iniciou suas atividades em 2013 na cidade de Paranaguá com o intuito de dar suporte às mulheres com câncer de mama. As idealizadoras desde projeto tiveram uma longa caminhada pessoal para concretizar este sonho que foi nascendo após ambas passarem pelo câncer de mama. As primas Fabiana Parro e Isabela Galvez foram diagnosticadas com câncer de mama aos 36 e 37 anos e fizeram todo o tratamento necessário, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, mastectomia (retirada da mama) e prótese. O processo foi longo, porém, ambas se sentiram amparadas uma pela outra, foi quando surgiu a idéia de criar um grupo para dar suporte a mulheres vítimas do câncer de mama e logo tiveram o apoio da Mastologista Dr. Ana Carolina Machado.
        As primeiras reuniões contavam com pacientes encaminhados pela Dr. Ana Carolina e com o passar do tempo as reuniões foram ficando mais conhecidas e as próprias pacientes começaram a propagar os encontros. Hoje conta com aproximadamente 37 mulheres. As reuniões acontecem toda primeira quinta de cada mês no Sesc de Paranaguá ás 19h30 e se destinam a mulheres que estão em tratamento do câncer de mama, mulheres que já encerraram o tratamento e acompanhantes (marido, filho, amigos, parentes,) que são chamados de anjos. Estes encontros são acompanhados por psicólogos que dão suporte emocional ao grupo. A roda de conversa, como é chamado também é voltada para trocas de experiências, dúvidas, (falar dos medos, incertezas, angústias), identificação e claro a recuperação da autoestima, esperança e força para lutar contra o câncer de mama.
        O Instituto Peito Aberto também conta com vários outros projetos que acontecem em sua sede: Rua Manoel Bonifácio, 622 - 1º andar - Centro Histórico Paranaguá. Todos os projetos estão voltados à atenção, suporte e qualidade de vida da mulher que descobre o câncer de mama.
        O projeto “Acolhimento e Atendimento”, oferece serviços de profissionais da área da psicologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, direito e assistência social, gratuitamente.
        O “Banco de Perucas”, é um projeto que recebe cabelos doados de todo o Brasil e as voluntárias confeccionam as perucas, para emprestá-las às mulheres, visto que, no processo da quimioterapia, é comum a paciente perder os cabelos.
        O projeto “Alinhavando Vidas” envolve trabalho de costura com a confecção de bolsas para carregar o dreno, fazer almofadas para apoiar o braço e fazer artesanato em geral para arrecadar fundos para a instituição, que será revertido na assistência às pacientes.
        O projeto Madrinha tem como objetivo dar suporte a pacientes com câncer de mama desde o primeiro dia do tratamento, fazendo visitas no hospital, na casa, tirando dúvidas e estando presente desde o início ao término do tratamento.
        “Amigos do Instituto” é um projeto recente que tem como objetivo arrecadar dinheiro para manter a instituição. As doações podem ser feitas diretamente através do site http://peitoaberto.org.br/, e dão direito ao cartão “Amigos do Instituto”, que proporciona descontos em várias lojas.
        No mês de Outubro em especial, a equipe do instituto promove palestras em empresas propagando a conscientização da prevenção do câncer de mama. Se você conhece alguém que está passando pelo câncer de mama, fale do instituto ou faça uma visita. O Instituto Peito Aberto funciona de segunda a sexta das 14h ás 18h e estará de braços abertos para recebê-las e dar todo o suporte necessário neste momento de tantas mudanças.
Tel (041) 3423-0649.

        Psicóloga & Coaching Adriana Grosse - CRP 08/18360

Psicóloga Adriana Grosse


FACEBOOKTWITTER G+
       


Materia de setembro: Babesiose

Aprenda pintar

(sem ajuda de ninguém!)

as paredes da sua casa

mulher pintando parede

– Pintar paredes já não é mais algo tão assustador quanto era há alguns anos. Hoje, a qualidade das tintas à disposição e a quantidade de informações disponíveis sobre esta tarefa facilitam a vida de quem está disposto a pôr a mão na massa. Confira algumas dicas passo a passo.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

1 - Tinta do tipo e da cor escolhidos.
2 - Rolo de lã de 23 cm com pelo baixo e antigota para a tinta não escorrer.
3 - Trincha (pincel) de 2 polegadas.
4 - Bandeja para a tinta.
5 - Lixa de parede gr 220.
6 - Fita crepe de 50 mm x 50m (grossa)
7 - Misturador de tinta ou uma ripa de madeira.
8 - Luvas de borracha.
9 - Papelão, jornais ou lençóis velhos para forrar o chão e os móveis.
10 - Pano de chão e vassoura de pelo.
11 - Para paredes altas, escadinha e um extensor de rolo. Vista roupas e sapatos velhos porque mancha de tinta não sai.
Afaste móveis, tire tudo da parede (quadros, cortinas, espelhos de tomada...) forre o chão e cubra os móveis (fixe tudo com fita crepe).

PREPARANDO O TERRENO
Lixe toda a parede e, com um pano de chão úmido, retire o pozinho que a lixa soltou (ou passe a vassoura de pelo na parede)
Passe fita crepe ao redor da área que será pintada (rodapé, roda-teto, batentes, juntas de paredes)

MISTURANDO A TINTA
Abra a tinta e mexa bem com o misturador ou com a ripa.
Despeje a tinta na bandeja e dilua em água seguindo as instruções da embalagem (em geral, indicam 0,9 litro de água por galão). Mexa bem.

PINTANDO
Passe a tinta com a trincha em volta da área que você vai pintar (rente à fita crepe), formando uma faixa de aproximadamente uns 15 centímetros, Quanto mais larga essa faixa, menos risco de borrar. Não precisa esperar secar! Umedeça o rolo com água colocando embaixo da torneira e, para tirar o excesso, passe em uma parede que não vai ser pintada até que ele fique quase seco. Role o rolo na tinta da bandeja sem encharcar e tire o excesso na própria bandeja. Se ficar carregado o rolo não vai rolar na parede, mas deslizar gerando riscos, e isso é péssimo.

TÉCNICA E PACIÊNCIA
Comece pelo lado esquerdo superior: Role o rolo de cima para baixo, depois de baixo para cima, até completar uma faixa na vertical. Faça o mesmo em toda a largura da parede. Mantenha a rolagem uniforme numa velocidade constante e quase lenta. Evite movimentar o rolo lateralmente. Para mudar de faixa, incline o rolo suavemente e siga para a faixa seguinte como um trem manobrando.Deixe secar por quatro horas. CALMA! A primeira demão nunca cobre tudo mesmo!

SEGUNDA DEMÃO
Faça de novo o contorno rente à fita crepe com a trincha e passe a segunda demão com o rolo do mesmo modo que fez a primeira. Normalmente duas demãos são suficientes para se alcançar a cobertura ideal, mas se ainda não estiver bom, espere secar quatro horas e aplique a terceira demão.

FINALIZANDO
Assim que terminar a última demão e antes que ela seque, retire a fita crepe. Lave o material com água corrente e seque bem antes de guardá-lo para poder usar de novo. Só depois que a última demão secar, comece a limpar tudo e a colocar tudo no lugar

CIRLENE TINTAS


FACEBOOKTWITTER G+
       

Encontrei Teu Cão

autor desconhecido

Não, ele não foi adotado por ninguém. A maioria das pessoas aqui por perto já tem seus cães. Quem não tem é porque não quer ou não gosta de cachorro. Eu sei que você esperava que ele encontrasse um bom lar quando o abandonou para viver a própria sorte, mas ele não encontrou. Quando o vi pela primeira vez, ele estava bem longe da casa mais próxima e estava sozinho,cão fila magro, deitado numa sombra de árvore.
        Eu queria tanto ser você naquele momento, quando parei na frente dele. Ia ver sua cauda abanando e seus olhos brilhando de felicidade. Ele sabia que você o encontraria, sabia que você não esqueceria dele. Que tudo foi obra de um desencontro acidental que impede você de buscá-lo de volta. Nem de longe suspeita da verdade. Eu queria ser você pra ver o perdão nos olhos dele, pelo sofrimento e pela dor daquela jornada sem fim a tua procura... Mas eu não sou você. E apesar de minhas tentativas de convencê-lo a se aproximar, ele só via em mim um estranho que poderia chutá-lo ou atirar-lhe pedras como tantos fazem. Não confiava em mim. Tinha medo.
        Quando tentei me aproximar um pouco mais ele se levantou e foi embora. Mancava por causa de um machucado na pata. Seguiu seu caminho, porque tinha certeza que ainda ia conseguir encontrar você. Ele não entende e nem acredita que você não está procurando por ele. Só sabe que você não está lá. Só sabe que precisa te encontrar. Isso é mais importante pra ele do que comida, do que água do que tudo.
        Percebi que seria inútil tentar persuadi-lo ou segui-lo. Nem sei o nome dele. Fui pra casa, enchi um balde de água, e uma vasilha com a comida que fui encontrando naquela urgência, e voltei lá. Nem sinal dele. Deixei a água e a comida debaixo da árvore. Ele não é um cão selvagem. Quando você o domesticou, tirou dele o instinto de sobrevivência nas ruas. Ele só sabe que precisa caminhar o dia todo. Não sabe que o sol e o calor podem custar-lhe a vida. Só sabe que precisa encontrar você.
        Esperei que ele voltasse pra árvore, porque então podia ser que vendo a água e a comida, começasse a confiar em mim e aceitasse vir comigo. Aquela pata precisava de cuidados, e ele precisava de um lugar pra deitar e um dono que fosse seu amigo. Ele então talvez entendesse que você não faz mais parte da vida dele. Ele não voltou aquela manhã e quando anoiteceu a água e a comida permaneciam intocados. Você não deve saber, mas poucas pessoas tentariam ajuda-lo. Alguns o enxotariam, outros chamariam a Zoonose que daria àquele cachorro sem dono o destino que muitos outros tiveram depois de dias de sofrimento.
        Voltei lá antes de escurecer de vez. Não estava lá. No dia seguinte votei e a água e a comida ainda estavam lá. Se você estivesse aqui pra chamar pelo nome dele, sua voz é tão familiar pra ele! Comecei andar na direção que ele tinha seguido, sem muita esperança, mas fui. Ele estava tão decidido a te encontrar, que era capaz de caminhar muitos quilômetros a tua procura.
        Andei bastante, e finalmente encontrei teu cão. Não estava mais com sede. Nem com fome. O machucado da pata não precisava mais ser tratado. Ele estava livre de todo aquele sofrimento. Estava morto.
        Me ajoelhei ao lado dele e te amaldiçoei pelo brilho que não existia mais naqueles olhos vazios. Desejei que a jornada dele o tivesse levado para um lugar de paz. Sei que se ele acordasse agora, e eu fosse você, os olhos dele iam brilhar e ele ia voltar a abanar o rabinho e ficaria feliz como se absolutamente nada tivesse acontecido. Ia pular, ia brincar, ia correr e rodopiar. Feliz porque te achou. Ele é um cão e Os cães são assim.

Agroviário São Lucas