DNEGÓCIOS
LOGOTIPO DNEGOCIOS

Abril 2017

É Pascoa

Páscoa
Festa Vida e Chocolate



pascoa-e-chocolates
"Marília Milena”

Há muita confusão sobre o que o domingo de Páscoa significa. Para alguns, a data tem a ver com coelhinhos, ovos de Páscoa, caça ao ovo, essas coisas. Uns já até ouviram vagamente que o domingo de Páscoa tem alguma relação com a ressurreição de Jesus, mas não tem nenhuma ideia de como a ressurreição se relaciona com ovos e coelhinhos.

            Desde tempos primitivos o ser humano comemora a chegada da primavera. Os povos da antiguidade, sempre atribuíram extrema importância ao fim do inverno e o começo da primavera. Significava maiores chances de sobrevivência no rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos. Este medo do inverno e esta dependência da primavera, deram origem em muitas civilizações, principalmente na região do mediterrâneo, como a Grécia e as regiões da atual Europa, a esta festa quase tão antiga quanto a civilização humana.

          Festa da Primavera. Uma festa dos deuses.
        As festividades em homenagem à chegada da primavera, aconteciam sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril, após a primeira lua cheia da primavera, e se caracterizavam pela mesa farta regada com muito vinho, muita comida, e muitas flores, afinal era uma festa oferecida aos deuses da vida, da fartura e da abundância, para que fossem generosos com os seres humanos em mais uma primavera que estava se iniciando.

          Coelhos: um símbolo de fartura
        Os coelhos embora fossem caçados para alimento, Têm sua figura simbolicamente relacionada a estas festividades, porque representavam o nascimento e a vida e são animais de muita fertilidade, que se reproduzem em grandes ninhadas. Entre os antigos, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, uma vez que o índice de mortalidade era altíssimo. Os coelhos, com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas para "festejar" com seus filhotes.

          Ovos de Páscoa
        Muitos animais nascem de ovos, por isso, desde tempos remotos os ovos sempre simbolizaram a vida e a procriação e por este motivo, durante as festas da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos e presenteados, para dar sorte, saúde e prosperidade.
          No começo eram ovos de galinha mesmo, sem nenhum tratamento especial. Portavam a vida e isso bastava. Só que os ovos de galinha tinha a desvantagem de serem fracos e se quebrarem ao primeiro descuido. Apareceu então com o tempo a ideia de fazê-los de cerâmica e outros materiais para que pudessem ser guardados como presentes que simbolizavam o surgimento de uma nova vida.
          Os ovos simbolizavam a passagem de um período de reclusão necessária dentro de uma casca, para uma nova fase de plenitude da vida, num processo muito semelhante a uma ressurreição. O hábito de pintar ovos e assim adequá-los ao clima de festas, surgiu muito tempo depois na Europa, já no começo do cristianismo.

          A Páscoa judaica.
        Graças aos judeus, estas festas populares ganharam mais importância, e uma conotação mais religiosa. Passaram a marcar a saída do povo judeu do Egito, no ano de 1250 antes do nascimento de Jesus Cristo. Assim como nas festas da primavera se comemora a vida e o renascimento de toda a natureza, os judeus na sua festa que chamaram de pessach, passaram a comemorar o fim da escravidão. A passagem de um inverno que durou 430 anos de sofrimento, para uma primavera que seria eterna. Durante as festividades da Pessach, é feito um jantar especial de comemoração o "Sêder de Pessach", que tem o objetivo de reunir toda a família. O Pessach judeu é comemorado durante sete dias.
          A pessach, (palavra que significa passagem) poderia sim, ter muita comida, e muitas flores, afinal é uma festa de agradecimento ao Deus da vida, e da liberdade, mas colocariam na mesa o pão sem fermento, o matzá (pronuncia-se moataz em árabe). Colocariam na mesa o matzá, para lembrar aquele momento de aflição que marcou a fuga do Egito, quando não havia tempo para fermentar o pão. Assim como os ovos presenteados na Páscoa dos antigos europeus, representavam com pertinência, a passagem de um período de reclusão necessária dentro de uma casca, para a da plenitude da vida, assim também, cada pedaço de matzá recebido na pessach, representaria a passagem de um período de reclusão necessária dentro do Egito, para a plenitude de uma vida livre.

          A Páscoa cristã
        Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (a morte de cristo na cruz se deu enquanto Roma festejava a primavera e o povo judeu celebrava a Pessach, comemorando a saída do Egito).
          Jesus tinha sido crucificado e sepultado na sexta feira. Os sacerdotes preocupados com a repercussão dos acontecimentos e com medo que o corpo fosse roubado mantinha o túmulo sob severa vigilância. Os discípulos de Jesus abatidos com a morte do Mestre estavam desnorteados. As mulheres foram ao sepulcro... Jesus não estava lá.

          A quaresma
        Na quaresma, como os cristãos denominam os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - os cristãos lembram o tempo que Jesus passou no deserto. Um ícone muito presente na quaresma é o peixe muito usado pelos primeiros cristãos e trazido pelos apóstolos que eram pescadores. Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para finalizar os 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.
          A Semana Santa começa na verdade, no Domingo de Ramos com a chegada de Jesus em Jerusalém e as pessoas enfeitando as ruas e cobrindo com folhas da palmeira, para comemorar. Na Sexta Feira Santa os cristãos relembram a morte de Jesus na cruz. E por fim, no Domingo de Páscoa, comemoram a Ressurreição de Jesus Cristo.
          Jesus, como cidadão judeu, participou de várias celebrações da páscoa judaica, a pessach, que como já vimos, comemora o fim da escravidão no Egito. A primeira vez quando tinha doze anos de idade foi levado pelos seus pais, José e Maria, para comemorar a Páscoa, conforme narra a Bíblia. A mais famosa participação de Jesus na Páscoa judaica, relatada na bíblia foi a "Última Ceia", onde Jesus e os seus discípulos fizeram a "comunhão do corpo e do sangue", simbolizados pelo pão e pelo vinho.

          A páscoa para os cristãos
        A Páscoa é um acontecimento importante para os cristãos justamente porque relembra a morte e ressurreição de Jesus, simbolizando a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade, da mesma forma que o fim do inverno e início da primavera, representaram a esperança para os povos antigos, e a saída do Egito, representou vida nova para os judeus.
          A morte e ressurreição de Jesus Cristo aconteceram entre os dias 22 de março e 25 de abril, após a primeira lua cheia da primavera, fato que, se não teve como consequência a fusão das tres festas numa só, pelo menos as tornou muito semelhantes.
        A Páscoa cristã, Páscoa da Ressurreição, é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. É uma festa recheada de símbolos representativos, a maioria deles sincretizados a partir de costumes e rituais pagãos. O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos da parte secular da festa, porque representa a fertilidade, a reprodução e o ressurgimento da vida.
        O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida, e foi a partir daí que surgiram os primeiros ovos de Páscoa, e se adaptaram tão bem ao ambiente, que hoje não são muito bem vistos por alguns, que os acusam de roubar a festa, reduzindo a Páscoa a um dia de comer chocolate e ganhar ovo de Páscoa.


         

EDITORIAL

A VEZ DO CONSUMIDOR

Em todo mês de março, especialmente no dia 15, quando se comemora no Brasil o dia do consumidor, magazines, shoppings e marketplaces, realizaram promoções mirabolantes algumas com milagrosos descontos de até 70% no preço anunciado. Tudo isso para homenagear e conseguir as graças do santo do dia: o consumidor.
          As lojas vão até as últimas consequências, na tentativa de vender seus produtos sem, no entanto muitas delas, dar a devida atenção aos direitos do consumidor. Como consequência dessa doação maciça do mês de março ao consumidor, com a semana do consumidor, o dia do consumidor, o mês do consumidor, é muito justo que o período também seja marcado por campanhas para reforçar a importância do Código de Defesa do Consumidor de forma a consolidar finalmente também a hora e a vez do consumidor.
          O Código de Defesa do Consumidor (CDC) implantado pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, estabeleceu normas de proteção e defesa de todos aqueles que consomem produtos e serviços.
          O consumidor, de brinquedos, de planos de saúde, de secos e molhados, de doces e de salgados, de móveis ou de imóveis, ou de qualquer outro bem, na internet ou fora dela,está cada vez mais consciente de seus direitos, e o CDC se transformou rapidamente na principal ferramenta de regulação das relações de consumo e colocou o Brasil na vanguarda mundial quando o assunto é defesa do consumidor.
          Hoje, o CDC tem influência em todas as relações de consumo, assegurando importantes conquistas aos brasileiros e chegando a mudar o perfil do consumidor que, mais consciente dos seus direitos, passou a lutar pela qualidade dos bens e serviços que adquire.
          Com base no CDC surgiu o IDEC, Instituto Brasileiro de defesa do Consumidor, e no âmbito municipal, os serviços municipais de proteção ao consumidor (Procons). Juntos estes organismos conseguem regular atividades de comércio eletrônico, telefonia celular, problemas gerados por fusões de empresas, inadimplências e muitas outras situações. Como consumidores, já temos muito que comemorar, mas temos também muito que refletir e aprimorar até que estes mecanismos criados para a defesa de nossos direitos sejam respeitados em sua plenitude.
          O Código de Defesa do Consumidor quando promove uma interação justa dos esforços do setor produtivo com os anseios de quem busca produtos, faz do consumidor o principal personagem de todo o processo. Sem consumidor não existe consumo e sem consumo, não existe sentido em produzir. As modernas políticas de produção devem ter como objetivo final, servir. Resolver os problemas dos consumidores integralmente e de forma totalmente satisfatória vendo em cada cliente um parceiro e não alguém para ser enganado, iludido ou roubado.
          Somos todos consumidores. A lei que protege o seu cliente é a mesma que em todas as situações protege a você também. Pensa bem! Zelando pelo Código de Defesa do Consumidor você está defendendo também a sua empresa e a sua marca e trabalhando para um futuro melhor.


LIVROS


BATALHA ESPIRITUAL
Entre anjos e demônios

- Pe. Reginaldo Manzotti

BATALHA ESPIRITUAL é o livro mais vendido da atualidade.


Se você só acredita no que vê, saiba que já está em desvantagem na grande batalha que vem sendo travada desde os primórdios da humanidade: a batalha entre o bem e o mal, isto é, entre os que se encontram do lado debatalha-espiritual-entre-anjos-e-demonios Deus e o Inimigo, que deseja desvirtuar todos os homens e mulheres de boa vontade para fazê-los viver uma vida fundada na mentira e no erro. Neste livro, padre Reginaldo Manzotti desfaz todos os mitos que rodeiam esse combate crucial, revelando-nos, com detalhes, tanto a natureza do adversário quanto as armas humanas e sobrenaturais de que podemos nos valer para assegurarmos a vitória que Cristo nos conquistou. Na semana de lançamento, o livro “Batalha Espiritual – Entre Anjos e Demônios”, do Padre Reginaldo Manzotti, já lidera o ranking dos mais vendidos do País na categoria Autoajuda e Esoterismo. “O livro Batalha Espiritual, além de ser uma leitura importante, é uma arma contra os inimigos que querem nos desviar do caminho para Deus. É uma obra para estar à mão, sempre. A sociedade requer atenção na luta diária entre o bem e o mal, para que o bem prevaleça, e eu atribuo a isso o sucesso das vendas, inclusive foi o que me motivou a escrever”, conta o Padre Reginaldo Manzotti. Em sua quarta publicação o Padre desfaz todos os mitos que rodeiam a luta entre o Céu e o Inferno, revelando, com detalhes, a natureza do adversário e as armas humanas e sobrenaturais para assegurar a vitória que nos foi conquistada pelo sangue de Jesus Cristo.

Se quizer saber quanto custa ou obter mais informações sobre este livro, clique aqui


INTERNET: A nova ordem do comércio mundial

O que é mais vantajoso. Comprar numa loja física MULHER COMPRANDO PELA INTERNETou pela internet?
        A maioria dos brasileiros pesquisam seus interesses pela internet, antes de pisar numa loja física para fazer a compra. Um estudo do SPC Brasil demonstrou que 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar na loja física.
        O estudo mostra que, 92% dos homens seguem esse ritual, contra 89% de mulheres... Continue lendo.

COMER BEM

NAKED CAKE
COM DOCE DE LEITE

Sandra Oliveira

Receber a Família ou Amigos em casa é sempre motivo... Continue lendo.

         

10 COISAS PARA VOCÊ CONSIDERAR

Antes de tomar uma decisão

Mulher tomando decisões

Marilia Milena


“Muitos acreditam que tomar decisões é coisa para grandes empresários e governantes, mas algumas decisões podem mudar a sua vida, portanto tomar decisões faz parte da vida de todos nós, e todos em algum momento temos que saber tomá-las de forma consciente. Por mais que as suas decisões não afetem milhares de pessoas, elas têm impacto direto na maneira como você organiza e administra a sua vida. Tomar uma decisão é quase sempre um desafio. As pessoas ficam ansiosas e preferem ignorar a situação a ter que fazer uma escolha. Como se diz na expressão popular, vão empurrando com a barriga enquanto podem. Mas é impossível manter esta postura por muito tempo, porque a vida exige que se tome decisões, mesmo quando isso parece difícil. Conheça aqui as 10 coisas mais importantes para você tomar decisões, sem ter que se arrepender depois. ”

1. Identifique suas opções
        Seja lá qual for a decisão que você precise tomar, olhe para seu problema e tente dividi-lo em diferentes pontos de vista, procurando identificar as opções disponíveis. Fazer uma lista de pontos negativos e positivos também pode ajudar a encontrar a escolha certa. Valorize todos os detalhes de cada assunto. Qualquer decisão só será totalmente correta, se todas as partes que a compõem puderem ser avaliadas como igualmente perfeitas. Não negligencie nem deixe de lado nenhum detalhe da sua decisão só porque alguém ou alguns entenderam que o tal detalhe não tinha a menor importância.

        2. Reuna informações
        Quando estiver com medo de tomar uma decisão errada, o melhor a fazer é se informar. Procure o máximo de informações sobre os aspectos de seu problema e tome sua decisão baseado em fatos. Não permita que as emoções e os impulsos motivem suas decisões e muito menos a opinião de pessoas que não estão vivendo o problema.

        3.Pondere suas possibilidades
        Faça uma lista com todas as possíveis soluções, enumere os obstáculos que podem surgir na implantação de cada uma delas e as consequências daquelas que pareçam mais viáveis. Tente identificar os resultados de uma eventual decisão com antecedência e crie alternativas para o que poderia dar errado.

        4. Conheça suas Capacidades
        Cada pessoa possui uma característica particular que a diferencia dos outros. Descubra quais são as suas. Isso vai ajudar você a desenvolver a autoconfiança necessária para tomar sua decisão mais acertadamente.

        5. Controle a impulsividade
        O maior inimigo de uma decisão sábia é a tendência que todos temos de agir por impulso. Não tome decisões com base em suas emoções, quando estiver sob pressão ou estresse e principalmente não tome nenhuma decisão de espécie alguma, pensando no que as outras pessoas podem achar de você. Se sentir necessidade de se aconselhar com alguém, faça-o com quem você pode contar ao tomar a sua decisão. Isso não significa deixar que as pessoas decidam por você. Isso significa consultá-las sobre o que elas acham sobre um panorama que você já domina e sobre a decisão que você praticamente já tomou. Isso significa ouvir os conselhos das pessoas em quem você confia antes de bater o martelo.

        6. Planeje obstaculos
        Por mais que você se encontre numa situação aparentemente imprevisível, planeje e antecipe possíveis obstáculos. Antes de tomar uma decisão tenha uma visão geral da situação, analise os prós e os contras, levando sempre em conta as pessoas envolvidas no assunto. Se sua decisão envolve mudanças na rotina de pessoas, deixe bem claro o curso que deve ser seguido por todos, após a tomada da decisão. Em geral quando o rumo não está nítido às pessoas se sentem frustradas e perdidas e passam a não respeitar a decisão tomada. Tente ter sempre duas opções diante de você. Uma evoluirá como alternativa principal, e a outra será sua segunda alternativa. Seu plano B. Uma decisão mal elaborada e mal encaminhada, dificilmente permite que Você volte atrás

        7.Não dê ouvidos para o medo
        O medo é fruto da insegurança, que por sua vez decorre do desconhecimento de um ambiente ou situação. Assim sendo, a melhor maneira de dissipar o medo, é estudar cada detalhe da situação. O conhecimento é como uma luz que se acende transformando vultos, fantasmas e monstros nas coisas reais e inofensivas que realmente são. Conhecer detalhes, saber onde está pisando, vai colocar você no comando de sua vida, impedindo que o medo e outras emoções como o medo impeçam você de realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.

        8. Analise tudo, mas não analise demais
        Faça suas escolhas e tomar suas decisões de maneira racional. Isso não significa que deve analisar cada milímetro da situação, pois pode acabar enxergando coisas que não são reais ou transformando detalhes mínimos em fatos gigantescos.

        9. Eproveite cada chance
        Cada chance de se tomar uma decisão é uma oportunidade que se tem de escolher. Entender e aproveitar essa chance é essencial para manter o equilíbrio emocional e não se sentir frustrado.

        10. Considere todos os interesses envolvidos

        Em resumo: Identifique seu objetivo e os interesses das outras pessoas envolvidas. Estude todas as possibilidades e descubra qual delas está mais perto do que você está tentando conseguir. Analise os riscos que esta possibilidade oferece. Não deixe nenhum aspecto de lado durante essa análise. Faça uma previsão realista do que pode dar certo e do que pode dar errado. O poder e a decisão caminham quase sempre juntos, é necessária muita sabedoria, ética, caráter, integridade e humildade, para não se perder na vala comum dos arrogantes, orgulhosos e vaidosos. Se de repente você perceber que é o todo poderoso, repense e comece a aprender e a reaprender tudo de novo.

        Tenha o melhor mês de abril que você conseguir ter e use de todos os meios para fazer deste ano o melhor da sua vida. Deseje o mesmo pra mim.

       
HOROSCOPO
“Worldwide Horoscopes”           Abril- 2017               Frase do mes:     Devemos escolher livremente, sem pressões nem culpas.

.
ABRIL
A conjunção de Marte com Mercúrio em Touro cria um clima muito variado. Acontecerão episódios de muita sorte e outros que nem tanto. O mapa astral do mês de Abril nos aconselha a deixar de lado tudo que tenha se tornado uma carga. São emoções que produzem dependência de algum tipo e consomem energia de um modo excessivo. É hora de avançar na vida e, para isso, devemos escolher livremente, sem pressões nem culpas. Abril é um mês cheio de emoções exaltadas e de altos e baixos, porque é o mês da expansão. liberte-se.

AQUARIO - 21/01 a 19/02
aquário
Abril será muito dinâmico de forma geral. As influências planetárias se combinam e fazem com que você evolua em um clima regenerador se você se virar para o futuro sem se perder em reflexões É hora de viver com mais simplicidade, mudanças indispensáveis para o bem comum. Você precisará de mais planejamento e análise na área profissional. Finanças ativas mas não tanto quanto em março.

PEIXES - 20/02 a 20/03
peixes
Neste mês você é o privilegiado do Zodíaco. Pode oficializar seus talentos, fazer com que sejam reconhecidos, se mostrar indispensável na vida profissional, e fazer com que suas ambições evoluam. Vida sentimental, em evidencia fazendo com que você se aproxime tanto de si mesmo quanto de seu parceiro. Acontecimentos especiais na área das finanças. Um período muito próspero para você.

ARIES - 21/03 a 20/04
aries Momento favorável à consolidação de seus projetos recentes. Aproveite para comprar roupas, joias, acessórios e outros itens para se manter em forma. Sorte nas finanças. Mercúrio reforça dando ao seu raciocínio um dinamismo que impulsiona a criatividade. O planeta da sua carreira, Saturno, está retrógrado, mas isso não interrompeu seu dinamismo nem o seu ritmo. O progresso pessoal será rápido. Saia da frente do ariano neste período.

TOURO - 21/04 a 20/05
touro Graças a Mercúrio e Vênus, você está no melhor período do ano. Projetos em comum, com seu parceiro, têm todas as chances de serem bem sucedidos. Tenha mais cuidadoso no amor Não tente apressar nada; deixe tudo acontecer naturalmente. As informações financeiras virão em sonhos ou por meio de pessoas espiritualizadas A maioria dos planetas revelam um foco intenso sobre sua carreira. Continue a dar bastante atenção à carreira, mas comece a se dedicar um pouco também aos assuntos da família e do lar.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06
gêmeos Clima energético estabilizado, ideal para concluir mudanças recentes. o Sol intensifica os acontecimentos ajudando a esclarecer suas ideias para ir diretamente ao essencial. As melhores decisões são tomadas de cabeça fria e com afastamento. As necessidades sociais, serão menos importantes do que antes. Você está pronto. O progresso será rápido este mês. Uma importante ligação amorosa também estará acontecendo os mais acalentados desejos e esperanças se concretizarão.

CÂNCER - 21/06 a 21/07
câncer Sensações fortes no plano emocional. Belas satisfações, principalmente nos planos sentimental e profissional. Marte, o seu Planeta da Carreira, estará retrógrado, trazendo algumas complicações e atrasos mas não evitará por si o sucesso profissional. Os superiores reconhecerão o seu valor. A sua posição melhorará este mês, e mais ainda à medida que o ano passar. A Lua no dia 16 esclarecerá assuntos da carreira . O seu Planeta Financeiro, o Sol, estará em posição de destaque.

LEÃO - 22/07 a 22/08
Leão Siga com alguns projetos e os reforce. Garanta seu futuro e concretize suas ambições. Direcione sua energia para aquilo que pode consolidar sua posição social. Este será um mês de festividades. Sua habilidade para criar condições e circunstâncias estará aumentando dia a dia juntamente com sua autoconfiança e autoestima. Com Mercúrio em movimento direto este mês, as finanças estarão bem melhores. Pagamentos atrasados, acordos e propostas agora começarão a andar.

VIRGEM - 23/08 a 22/09
virgem o Sol, que transita em trígono com seu signo desacelera todas as suas atividades. Aproveite para rever detalhes de suas atividades do mês passado principalmente no plano profissional. Mercúrio reassume o movimento direto, trazendo autoconfiança na maior parte do mês, com sucesso das dietas, regimes e eliminação do supérfluo da sua vida. Um período de renovação com finanças em alta. Vênus, o planeta do amor entra na sua Casa do Amor no dia 6. Sua popularidade está no ápice anual agora.

LIBRA - 23/09 a 22/10
libra A retrogradação de Mercúrio gera um clima ideal para concluir ou oficializar as mudanças recentes. Você vai poder aproveitar a vida sem levar em conta algumas limitações. Um mês de sucesso. Embora a saúde esteja boa, repouse e relaxe mais. Haverá mais confiança nos seus poderes neste período. A carreira irá se tornar ainda mais importante. As finanças estarão fortes, mas os seus dois planetas das finanças estarão retrógrados fazendo tudo ficar um pouco mais lento.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11
escorpoão Você quer avançar diretamente para embelezar sua vida. Concentre-se nas atividades ligadas às suas finanças. Este é um dos períodos mais sociais do ano para você. O amor, a saúde e o trabalho serão os interesses dominantes no mês. O amor será ativo e as oportunidades românticas, abundantes. As finanças estarão maravilhosas durante todo o mês. Virão principalmente através do trabalho, mas haverá uma sensação de conforto financeiro, fé e otimismo.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12
sagitário Concentre-se em si mesmo para extrair a energia indispensável para seu desenvolvimento pessoal. O apoio emocional será importante para os assuntos da carreira. O trabalho e a diversão serão os interesses dominantes este mês. O Sol estimulará o seu Planeta do Dinheiro de maneira positiva. Agora você estará “testando a estrada” que criou para si mesmo nos últimos meses. Tenha mais paciência com a pessoa amada nesses dias. As finanças estarão boas este mês.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01
capricórnio Sua vida sentimental se desenvolve, seja qual for sua situação atual. Período cheio de satisfações. Vênus em sextil com seu signo reforça ainda mais estas tendências e adiciona o fator sorte na construção de seus sonhos. Um mês de progresso e crescimento. Este mês a criança interior será libertada. Você ficará mais brincalhão e mais jovial. Daí a habilidade para compreender e lidar com os filhos. Os capricornianos em geral são do tipo especulador, mas este mês esta qualidade ficará mais forte.


TUDO COM DESCONTO

       

  Turismo

PORTO DE GALINHAS


PORTO DE GALINHAS


O destino mais visitado do litoral pernambucano. Eleita pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, pela décima quarta vez consecutiva, a “Melhor Praia do Brasil”.
       Exatamente. Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. O destino ideal para quem curte um programa diferente, paisagens paradisíacas, vegetação tropical, bancos de areia e águas cristalinas.
        O verão, com raros intervalos, dura quase o ano todo. É fácil pegar um bronzeado dourado à beira-mar. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, e o Pau Brasil era o motivo desse nome. Com o passar do tempo, e graças à voracidade dos portugueses em extrair e explorar este produto, logo o pau Brasil começou a desaparecer e o Porto Rico já não era tão rico assim. Por algum tempo chegou a ficar abandonado por falta do principal produto que “exportava”.
        Um porto pequeno, isolado e abandonado, logo despertaria o interesse das atividades ilegais, e foi o que aconteceu. Porto Rico acabou se tornando o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes eles chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. O comercio de galinhas d’angola mascarava a verdadeira atividade que se desenvolvia ali.
        Ao contrario do que se pensa, nem todos que aportavam nossas terras como escravos, vinham como prisioneiros. Muitos optavam por esta condição, sonhando com uma “terra prometida” pelos portugueses, onde teriam casa, comida, roupa,tratamento para suas enfermidades e a possibilidade de um dia serem livres.
        Estas pessoas vinham para o Brasil fugindo de condições de vida ainda piores na África. Quando chegavam, os vendedores de escravos saiam pela cidade avisando aos potenciais interessados: “tem galinha nova no porto!”. Desta forma, a praia de Porto Rico começou a ficar conhecida como praia do “Porto de Galinhas”.
        Uma delícia à parte, é a temperatura morna das águas das piscinas naturais que são formadas pelos “arrecifes” de corais e onde você pode nadar ao lado de peixes coloridos. Para quem quer um pouco de adrenalina, a região também é ótima para esportes radicais, como o surf, kite surf mergulho e skate.
        Ao invés de ficar tentando descrever o que não se consegue com palavras, vou te dizer de uma vez o que é Porto de Galinhas. Porto de Galinhas é o paraíso. Você vai ver que não é exagero. As belezas naturais, muito sol, artesanato e diversão aos montes, mais de 18 quilômetros de praias de areia branca e águas transparentes e mornas, circundando uma orla repleta de coqueiros e afastada do burburinho urbano.
        Qual a explicação para o fascínio de um lugar que recebe, todos os anos mais de meio milhão de turistas? O principal motivo até podem ser as piscinas naturais, as mais próximas da praia de que se tem notícia no Brasil. Mas há outros. Com esse perfil de vilarejo à beira-mar, poucos lugares no litoral conseguem reunir mundos tão diferentes. E o povo de lá? O povo de Porto de Galinhas, poderia se chamar hospitalidade, cortesia, beleza e festa! Fica difícil decidir o que mais te encanta. Se o povo ou o lugar.
        É o que não existe em porto de Galinhas que PORTO DE GALINHAStorna Porto de Galinhas ótimo: nada de trânsito complicado, nada de vida noturna, nada de violência e nenhuma criminalidade. Explore as piscinas naturais, dê comida para os peixes que nadam a sua volta, vá de buggy até a romântica Praia Muro Alto, ou esqueça tudo isso e durma numa rede ouvindo e vendo de perto o Atlântico morno, verde e transparente.

        Porto de Galinhas fica a apenas 60 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, São sete praias contínuas, de Camboa a Pontal de Maracaípe. Porto de Galinhas possui uma extensa rede de hotéis de referência internacional e resorts que se equiparam aos melhores do mundo com acomodações tão próximas das praias que, é possível dormir ao som das ondas do mar. Nos últimos anos, observou-se um grande crescimento populacional, resultado do crescente interesse turístico que o destino despertou no Brasil e no mundo e do acentuado ritmo de crescimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape no limite norte do município.


        

Matéria de março:   Mulher e Dependência Emocional

ADRIANA GROSSE

PROJEÇÃO


O que você vê nos outros pode estar em você.

.
Psicóloga Adriana Grosse

Se você é uma pessoa que tem pensamentos e sentimentos do tipo: Agora não é o momento, não viaja, não sai para comer fora, não vive o presente e se incomoda com as pessoas que fazem isso; Fala que todo mundo faz o que quer "menos eu"; "eu não tenho sorte"; critica a vida das pessoas, se elas usam tatuagem, se elas compram um carro novo, se usam uma roupa diferente; culpa as pessoas, sem nunca se responsabilizar pelos seus atos, o outro é sempre culpado; enquanto você se incomoda com as pessoas que agem diferente de você.
        Sempre que o outro te incomodar, você deve ficar atento. Existe uma grande possibilidade de serem suas estas características que você não aceita no outro. Quando o defeito do outro salta aos olhos, na verdade o defeito ou aquela característica que te incomoda é sua, e está escondida no seu inconsciente e é por isso, que você se preocupa tanto com a vida do outro.
        O outro acaba funcionando como um espelho, onde somos confrontados com o que não queremos ver em nós mesmos, ou queremos ter e não conseguimos, nossa reação é “recusar”, esse reflexo de forma negativa criticando a pessoa. Portanto, é importante pensar que se você é uma pessoa que se irrita facilmente com o outro e se incomoda com tudo que ele faz, a questão é você. Isto acontece quando eu não me aceito e projeto no outro, características que são minhas, recriminando no outro o que é meu. Assim, segundo Freud, a projeção é um mecanismo de defesa do ego, no qual o sujeito atribui ao outro características ou ideias que reprime em si próprio.
        Pessoas que não se aceitam, também tem dificuldade de aceitar o outro. Por isso, projetam nos outros as suas frustrações, medos, angústias, desejos, etc. Pessoas com este perfil, frequentemente, não assumem seus erros, atribuem a infidelidade ao parceiro, atribui a outra pessoa a culpa dos próprios fracassos, critica o vizinho, parentes por fazer coisas diferentes, viajar, sair, por estudar e deixar a mulher em casa, por ir passar o fim-de-semana romântico deixando os filhos com a sogra, por comprar um carro novo, etc. Contudo cada vez que isso acontece, é um desejo de quem crítica viver a situação do outro. Outro mecanismo de defesa usado por quem projeta seus defeitos no outro é o mecanismo de negação, a pessoa nega que estas características sejam dele próprio, podendo desenvolver um transtorno psiquiátrico como depressão, ansiedade, obsessões e fobias.
        Pessoas que convivem com a pessoa que projeta nos outros seus defeitos, muitas vezes também acabam adoecendo mentalmente, pois, vivem com uma pessoa que só ela tem razão, nunca aceitando suas opiniões, e tudo o que fazem é objeto de crítica. A pessoa que nega seus defeitos, muitas vezes é uma pessoa rígida e egoísta, que não consegue se colocar no lugar do outro, nem ver o que é importante para o outro, rejeita tudo o que é diferente, colocando seus familiares ou amigos, na posição de submissão (quando estes não conseguem romper o ciclo). É uma pessoa negativa, vê maldade em tudo e se sente irritado com a alegria do outro, não se permite sair de casa, pois, no fundo ele se irrita com tudo o que vê nos outros e não aceita nele mesmo. Pare para pensar, se várias pessoas já falaram a mesma coisa para você e você não aceita, o problema pode estar em você e não no outro, e é muito provável você esteja negando seus defeitos.
        É importante pensar que pessoas mentalmente saudáveis, não se incomodam com a vida do outro, vivem no presente e não no passado e nem no futuro, conseguem desfrutar o hoje de maneira equilibrada e se colocar no lugar do outro, responsabilizando-se por suas escolhas e fracassos.
        Caso, você não se encaixe nestas características, procure um psicólogo. O psicólogo terá a função de trabalhar o autoconhecimento, a aceitação e a autoestima, que muitas vezes ficou difusa na primeira infância por causa de traumas e modelo familiar, crescendo um adulto cheio de conflitos e com crenças negativas de si mesmo que projeta nas pessoas. Aprender a reconhecer essas emoções em nós mesmos, pode ajudar-nos a viver uma vida mais saudável emocionalmente conosco e com as pessoas que estão ao nosso redor.


Psicóloga & Coaching Adriana Grosse
CRP 08/18360

       

SEGREDOS DA NATAÇÃO



mulher-praticando-natacao

A natação é um esporte altamente eficiente sob diversos aspectos, tanto que conhecida também como “o esporte completo”. Como é um exercício predominantemente aeróbico, seu enfoque bioenergético é diferente daquele necessário para a hipertrofia, mesmo assim, em casos onde o treinamento é mais intenso, a resistência da água pode causar o aumento do volume muscular.
        Um dos primeiros efeitos positivos que pode ser sentido pelos praticantes da natação é a melhora da resistência cardiorrespiratória aliada a uma melhora substancial da circulação, graças ao relaxamento dos vasos provocado pela baixa ação gravitacional que a água proporciona.
        A natação trabalha todos os grupamentos musculares sendo, portanto a modalidade esportiva que mais benefícios agrega à saúde como um todo. Quando praticada na intensidade correta, reduz a gordura, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda na recuperação de lesões. O risco de lesões para quem pratica natação é praticamente nulo, porque a água amortece os impactos, tornando esse esporte excelente para todo tipo de recuperação, e o nadador acaba tirando mais proveito de sua capacidade do que em outros esportes limitados pelo risco.
        É importante seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades de nutrientes de seu corpo, pois a natação demanda mais energia do que poderíamos a princípio imaginar. Os suplementos alimentares são importantes para suprir suas necessidades, pois alguns nutrientes não são encontrados com abundância nos alimentos ou no próprio corpo. Ao repor esses nutrientes você estará melhorando seu desempenho, ajudando na manutenção e no aumento de massa muscular, protegendo seu metabolismo e o seu sistema imunológico e fornecendo a quantidade de vitaminas e minerais que seu corpo necessita para uma performance ideal.

        Suplementos para suprir as necessidades de um nadador.
        Sport Drinks – Carboidratos, eletrólitos, vitaminas e muitos outros nutrientes formam as poderosas fórmulas contidas nos Sport Drinks, as bebidas esportivas. Desenvolvida para auxiliar os esportistas durante o dia todo, a bebida é extremamente eficaz para manter o organismo energizado, fortalecer os músculos e recuperar o corpo após os treinos pesados que provocam desgaste e a queima excessiva de calorias. As fórmulas das bebidas variam em quantidades e substâncias, mas no geral os drinks apresentam os recursos necessários para manter o controle da saúde física.Sports drink são importantes na recomposição da perda desses eletrólitos durante a natação.

        Dextrose: A maior fonte de energia para os músculos são os carboidratos. Um nadador precisa de muita energia para compensar o grande desgaste físico que caracteriza este esporte. Ele precisa manter uma dieta rica em carboidratos. Porém, nem sempre se consegue encontrar a quantidade necessária de carboidratos nos alimentos. Neste momento o melhor a fazer é complementar a alimentação com dextrose, por ser a melhor fonte de carboidratos que se conhece. A Glicose ou dextrose, é a principal fonte de energia do corpo, e é digerida e absorvida rapidamente, dando um aumento de energia imediato.

        Glutamina: É usada pelo corpo para fortalecer o sistema imunológico. A glutamina promove o ganho de massa muscular e é excelente também para o pós-treino e pós-competição, porque atua na recuperação muscular. Para o nadador é importante ganhar massa e fortalecer os músculos para ganhar mais potência nas braçadas. A glutamina supre as necessidades de aminoácidos, que são necessários para preservar a massa muscular, manter o sistema imunológico fortalecido e possibilitar um melhor rendimento nas piscinas. A glutamina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina sendo, portanto produzida pelo organismo e por isso classificada como não essencial.
        Realiza funções vitais para o bom funcionamento de diversos órgãos como pulmões, coração, rim, fígado e intestino. Nosso organismo também utiliza a Glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. Para atletas de atividades físicas de alta intensidade a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, pois apesar de ser produzida pelo corpo, a demanda de Glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir nos casos desses atletas. Outras funções importantes inerentes à glutamina é o fato dela conseguir liberar quantidades extras de hormônios na corrente sanguínea, como a testosterona, por exemplo.

        Multivitamínicos: O nadador necessita também de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos também chamados de polivitaminicos, por conterem diversas vitaminas e geralmente sais minerais fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para acontecer. Ao suplementar a dieta com vitaminas e minerais adicionais, os atletas corrigem um desbalanceamento na dieta, ou suprem necessidades nutricionais diferenciadas.

        Whey protein: Se você quer ganhar eficiência no desempenho muscular, precisa de proteína e vai encontrar na Whey protein a proteína de maior qualidade e de maior valor biológico que existe atualmente. Por causa de sua popularidade como um suplemento que melhora o desempenho, a whey protein têm sido amplamente estudada e estes estudos mostram que a whey protein é segura e se consumida na dosagem certa não representa riscos ao organismo, pelo contrario, a whey Protein vai lhe ajudar a se manter saudável e a construir músculos que serão bastante exigidos durante a natação. Depois do exercício, treinamento ou competição, o whey ajuda na sua recuperação. A whey protein não pesa no estômago e é digerida de maneira rápida e fácil, sem afetar a sua performance.

       Guaraná: Vai manter você ligado na partida regulando a adrenalina e o fluxo sanguíneo, melhorando a concentração nos movimentos das braçadas e uma melhor noção de espaço dentro da sua raia. O guaraná ajuda também a manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo.

        Termogênicos: Pode parecer estranho, mas comer queima calorias. Para isso basta ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo. Os Termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.
        O uso mais comum dos termogênicos é para promover o emagrecimento. Eles são estimulantes potentes capazes de fazer o corpo se mobilizar e queimar a gordura estocada, usando-a como fonte primária de energia. Através da ação termogênica, seu metabolismo se manterá acelerado para que você queime mais gordura mesmo durante o período de descanso. Os termogênicos têm uma ação mais efetiva quando usados durante uma atividade aeróbica como a natação para auxiliar na perda de peso.

        Benefícios de praticar natação
        Praticar natação oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde, No entanto, alguns cuidados são necessários principalmente para não extrapolar os limites. A frequência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser de 75% do seu limite.
        As aulas devem ser bem equilibradas para não forçar só uma parte do corpo, por exemplo usando palmar ou nadadeiras durante a aula inteira ou treinando um estilo só.
        Quem nada os quatro estilos, (crawl, costa, peito e borboleta) trabalha todos os grupamentos musculares alcançando com mais facilidade seus objetivos através de um melhor desempenho. Para ganhar mais resistência, nade com camisa. Quando você for nadar sem camisa encontrará mais facilidade. Use equipamentos de proteção, principalmente óculos para proteger os olhos do cloro ou do sal.

        A refeição dos intervalos
        Você sabe exatamente o que comer antes e depois de cada exercício? Uma boa dieta faz toda a diferença para obter resultados melhores e mais rápidos. Sem uma alimentação adequada, o organismo não tem energia suficiente para praticar exercícios.

        Antes da atividade
        Até uma hora antes do exercício, faça lanches leves, e ricos em carboidratos e fibras, para manter sua carga de energia. Dê preferência a alimentos com baixo índice glicêmico como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas, nozes e castanhas. Como são alimentos de digestão mais lenta, vão manter a energia constante por mais tempo. Alimentos com alto índice glicêmico como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas podem causar hipoglicemia: queda brusca de açúcar, que causa tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício. Evite também combinar muitos alimentos ricos em fibras, que podem fermentar causando desconforto abdominal durante o exercício.
        Depois do treino
        Até uma hora depois do treino, é hora de repor nutrientes para obter massa muscular. Por isso, opte pelas proteínas. Mas ela não deve vir sozinha. Faça uma refeição rica em proteínas e carboidratos, como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja.

        Hidrate-se!
        Beba água antes, durante e depois de praticar atividade física. A desidratação prejudica a performance e pode levar a sintomas como tontura, fadiga e náuseas. Nada disso interessa para a performance de um atleta, portanto beba água.


       

UM ÓSCAR NA MINHA CASA

(Cristiane S. Moraes)


Antes de continuar a contar pra você a história do meu Oscar, eu vou deixar aqui um link para o começo da história, assim quem perdeu e quizer ler tudo desde o começo, basta clicar aqui e ler como tudo aconteceu.
        A partir daquele momento a família se mobilizou Cachorro-com-uma-orelha-só em função do Oscar. Na verdade, eu já havia providenciado quase tudo com antecedência. A cestinha estava lá, no cantinho da garagem, onde foi o cantinho da Petra, o comedouro, e o bebedouro estavam comprados e guardados na dispensa junto com um pacotinho de ração. Tudo comprado pela Gabi, um de cada vez, como forma de me cobrar uma iniciativa. Gabi correu pra buscar tudo e Morrão estava no celular fazendo uma coisa que nunca fazia: desmarcando um compromisso.
        -Como é o nome dele?- perguntou Gabi, enquanto caminhávamos os três para o canto da garagem.
        Morrão fechava a comitiva e eu estava feliz com aquele seu envolvimento, principalmente porque ele não costuma ser muito participativo em acontecimentos domésticos. Talvez ainda lhe pesasse na consciência o episódio da Petra, que um dia eu juro que conto pra vocês, e ele estivesse vendo ali, uma oportunidade de se redimir.
        -Eu queria que ele se chamasse Óscar.
        Óscar. – repetiu Gabi, num tom neutro que não consegui perceber se era uma aprovação ou não. - É bonito. Óscar! Gostei de “Óscar!”...mas porque Óscar?
        - É um prêmio entregue anualmente pela indústria cinematográfica em reconhecimento à excelência de seus profissionais.- respondeu Morrão naquele tom didático que encantava Gabi. Gabriela tinha sede de aprender tudo com o pai, e meu marido tinha sede de ensinar tudo à nossa filha - é um nome apropriado - continuou ele ainda respondendo a Gabi, mas desta vez olhando direto nos meus olhos – neste episódio sua mãe foi a melhor atriz e o Óscar não é só um cachorrinho. É a materialização da alma e dos sentimentos de uma mulher especial.
        Gabriela olhava pro pai e olhava pra mim. Pro pai e pra mim. E seus olhinhos sorridentes aprovavam como sempre cada sílaba das palavras dele. - Para com isso, Morrão. Vocês tão me colocando na berlinda e eu não gosto disso.
        -Mas é verdade. O pai tem razão! Palmas para a ganhadora do Oscar!
        Os dois bateram umas palminhas festivas e vieram juntos me abraçar, quase amassando o coitado do Óscar no meu colo.
        -Nós três somos os ganhadores do Óscar -repliquei em tom convincente.
        Os primeiros dias do Oscar em nossa casa prometiam ser dias especiais. Certamente para ele seriam dias críticos, confusos, sobre onde estava e sobre o que esperar de nós. Gabi e Morrão aceitaram completamente o Oscar. Isso me deixou muito aliviada. Afastou aquele desconforto de ter tomado uma decisão unilateral e trazido o Oscar pra casa sem consultá-los. A aceitação dos dois significava também que a transição do Oscar, do canil para a nossa casa seria tão suave quanto possível.
        Gabriela tentou de novo se apossar do cachorrinho mas de novo teve que desistir. Ele estava arredio e com medo eu mesma o coloquei na caminha. Gabi abasteceu o comedouro e Morrão foi tratar da água. Éramos uma equipe!
        O Óscar tinha sido vacinado e desverminado no canil e a veterinária garantiu que por enquanto não tínhamos que nos preocupar com nada. Mas nossa preocupação era outra. Havia se passado uma semana e o Óscar não latia, não emitia um único som. Se eu não tivesse escutado o gemidinho dele, quando a funcionária do canil tentou recapturá-lo juraria que ele era completamente mudo e o pior: não aceitava a aproximação da Gabi e nem do Morrão. Se refugiava no seu canto ou atrás de minhas pernas e não interagia com ninguém. Uma tarde, quando voltamos da loja, encontramos a Gabriela chorando.
        -É o Óscar, mãe! Ele não brinca. Fica enfiado em baixo da bancada e não sai de lá. Ele não gosta de mim...
        -Ele rosnou pra você? – Perguntou Morrão, mais pra se certificar de que nada de preocupante estava acontecendo.
        -Não! - Quase gritou Gabi, em defesa do Óscar. – Ele não rosna, não late...quando eu tento pegar ele, ele não aceita vir comigo. Eu sinto, mãe, eu sinto que o Oscar não gosta de mim.
        Morrão pegou na mãozinha da Gabi, levou-a pra sala e a colocou sentada no cantinho do sofá. Desmoronou no outro sofá, se ajeitou de modo a ficar o mais frente a frente possível com ela e disse: -Filha!
        Gabi se ajeitou no sofá para ouvi-lo, como sempre fazia para ouvir ensinamentos do pai. Eu não os segui. Aquela era uma conversa entre pai e filha e eu fui tratar dos meus afazeres, só que no quarto de onde podia ouvir o que Morrão dizia.
        -Vamos juntos pensar um pouco sobre o Óscar, disse ele - onde será que ele nasceu? Como será que ele viveu até chegar aqui em casa? O que sabemos é que ele foi recolhido na rua e isso indica que, por algum motivo ele provavelmente foi “descartado” ou como dizem por aqui, degradado depois de viver algum tempo em alguma casa. Imagine as vezes que ele deve ter se aproximado de alguém para pedir comida e recebeu chutes e passa fora. Sabemos também que ele se envolveu numa briga, talvez para proteger para si algum resto de comida e por sorte perdeu só a orelha quando poderia ter sido morto. Por sorte foi recolhido ao canil municipal onde recebeu cuidados veterinários e condições de sobrevivência, mas filha, nesses lugares sempre tem pessoas que não gostam do que fazem e vivem judiando dos animais. Não estou acusando ninguém. Só estou admitindo a hipótese dele ter sofrido muito ali. E um indício disto foi a maneira como ele se agarrou a sua mãe como um náufrago se agarra num pedaço de tábua. Ele estava apavorado minha filha. Estava pedindo socorro.
        Como era conciso e objetivo o meu Mohamed Al Salem. Não imaginava que ele tivesse uma noção tão exata da situação do meu Óscar. Senti um imenso bem estar. Lembrei do que ele disse quando eu cheguei com o Óscar. “Me orgulho de você”. Meu Deus do céu. Eu juro que diria isso a ele agora.
        Não sei por que, mas eu gosto de contar estas coisas e de me emocionar contando. Às vezes até choro. Sou boba mesmo. Mes que vem eu conto sobre o dia que o nosso Óscar latiu e em que circunstâncias isto aconteceu. É uma parte muito linda da história e tenho certeza que você vai amar. Quer uma dica pra não arriscar perder? Clique na estrelinha do seu navegador e coloque esta página nos favoritos. Você vai gostar.



Adicione aos favoritos

Edições-2017

Edições-2016