LOGOTIPO DNEGOCIOS

maio de 2016           

HORÁRIO DOS ONIBUS DO LITORAL DO PARANÁ HORÁRIO DOS TAXIS DE PARANAGUÁ FACEBOOKTWITTER G+


                                                                                           



FACEBOOK TWITTER G+

                     

5 dicas para crescer com a crise

Olha só, como é interessante ver o que acontece quando chove
       
                       (página 3)

A QUEDA INEVITÁVEL

Com a presidente derrotada na câmara, a perspectiva de nova derrota do governo no Senado, e a declaração da própria Presidente que seu afastamento da Presidência já é inevitável, as atenções se voltam agora...
                                    (página 5)

A locomotiva 250

Pavelec é um dos maiores ferreomodelista do Brasil e luta pela preservação da locomotiva 250, localizada atualmente no Parque Ambiental em Ponta Grossa...
                                    (página 10)


































































































Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!














































































































Abril-2016

FACEBOOK TWITTER G+

                     

EDITORIAL

A CORRUPÇÃO NO PODER

A necessidade de se combater a corrupção e de moralizar o serviço público, nunca foi tão discutida nesse país, e mesmo assim, a corrupção aqui, nunca foi tão escancarada. A organização não governamental Contas Abertas revela que o projeto de Lei de iniciativa popular que apresentou 10 medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal e entregue ao Congresso em 29 de março, amparado por mais de 2 milhões de assinatura, continua parado.
        O projeto contém 20 propostas de alterações legislativas para aprimoramento da das leis de combate à corrupção. Propostas como a criminalização do enriquecimento ilícito; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois nas campanhas eleitorais. Tudo parado. O projeto de lei de iniciativa popular, que recebeu o número 4850/2016, está encontrando resistência no Congresso Nacional, e deve tramitar a passos de tartaruga tanto na Câmara quanto no Senado, quando for analisado por uma comissão especial que ainda não foi sequer criada.
        A Transparência Internacional elaborou cinco propostas para ajudar na luta contra a corrupção e contra a impunidade. Defende a aplicação de leis duras que atinjam tanto a liberdade quanto o dinheiro, o que seria possível com um forte enquadramento jurídico e um judiciário independente.
        A Transparência Internacional defende também o fortalecimento dos órgãos de controle que atuam no combate à corrupção e a ampla divulgação de informações sobre o orçamento para coibir o desperdício e o roubo de recursos públicos que acontece com tanta frequência no atual sistema.
        O Brasil é tido pela opinião pública mundial como o país da impunidade. Um estudo da Associação dos Magistrados Brasileiros aponta que antes do julgamento da Ação Penal 470, (mensalão) o Supremo Tribunal Federal não havia condenado nenhum político pela prática de crimes contra a administração pública. Essa situação contrasta com o discurso do Palácio do Planalto sobre o combate à corrupção no Brasil, onde o governo garante que é uma prática de Estado e que conta com mecanismos sólidos como a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O problema é que estes mecanismos sólidos lembram muito as raposas tomando conta do galinheiro.
        A Polícia Federal vem sofrendo constantes cortes no seu orçamento e muitas operações acabam comprometidas por falta de recursos, enquanto os bilhões de reais desviados dos cofres da Petrobras, para ficar apenas nesse exemplo, mostram que não falta dinheiro para alimentar a corrupção.
        Estudo recente realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revela que a corrupção consome R$ 82 bilhões por ano, o que dá ao Brasil uma “posição de destaque” entre os países mais corruptos do mundo.
        A corrupção é um crime revoltante praticado contra as pessoas que mais precisam do poder público. Consome bilhões dos cofres públicos nas esferas municipal, estadual e federal. Apenas na última década, a Controladoria-Geral da União auditou 15 mil contratos do Governo Federal com Estados, Municípios e ONGs, e encontrou indícios de corrupção em 80% deles.

LIVROS



O PEQUENO PRÍNCIPE

Depois de Você

Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança.
        Apesar da presença de dois personagens e do registro de um diálogo entre o aviador e uma criança, diversos aspectos autobiográficos estão presentes nesta narrativa. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, estão ali presentes: casamento/separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio Saint-Exupéry, em um monólogo interior entre o "eu" e o "outro". Acompanha uma carta muito especial do sobrinho de Antoine de Saint-Exupéry e a assinatura do autor na capa.
        Le Petit Prince pode parecer simples, porém apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.
        O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem em busca de amigos, que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida.
        O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor como podem ser equivocados os nossos julgamentos, e como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.


Seleção de Livros! Clique e confira.

Outlet
FACEBOOK TWITTER G+

                     


crescendo.
.
crescendo com a crise

     Fídias L. Muro

     Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
               (Albert Einstein)

Olha só, como é interessante ver o que acontece quando chove: a água cai sobre a cabeça de todo mundo, mas muitos se molham mais que outros. Alguns se protegem tão bem que nem se molham, e outros ainda lucram vendendo capas e guarda chuvas. As crises econômicas também são assim. Acontecem invariavelmente, de tempos em tempos. Algumas pessoas e algumas empresas preveem a chuva, digo, a crise, e fazem como fez José do Egito: se protegem a tempo. Outras são pegas na calçada, de bermuda e regata, achando que ia ter sol o dia inteiro. Nem todos podem ir ao encontro de alguns “mercados oásis” que permanecem ativos em meio a todas as crises, mas podem trabalhar dentro de sua área de atuação para amenizar os efeitos de um período de vacas magras. Veja então algumas dicas simples praticadas por muitos empresários e executivos que tiveram sucesso na condução de seus negócios em tempos mais difíceis:

1- Corte de custos com inteligência: enxugar os custos é inevitável, uma vez que a empresa está vendendo menos. Mas cortar da maneira correta faz toda a diferença. Imagine dois momentos difíceis em empresas diferentes, que tomaram ações distintas em períodos turbulentos. No primeiro caso, a empresa cortou cerca de 30% do número de funcionários. A operacionalidade foi toda comprometida, perderam muitos clientes e, quando o mercado melhorou, os melhores funcionários, aqueles que haviam ficado estavam exaustos e deixaram a empresa.
        No outro caso, o CEO chamou todos os funcionários (CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer. É o nome que se dá modernamente ao que antes era chamado de Diretor Executivo). O CEO chamou todos os funcionários para uma reunião no refeitório, subiu em uma das mesas e falou em alto e bom som: “Pessoal, a situação está difícil, mas todos vocês têm o emprego garantido nos próximos 3 meses. Se as vendas não caírem muito e vocês economizarem o máximo possível, não vamos demitir ninguém”. As vendas caíram 10% no trimestre seguinte, mas a economia em recursos foi de quase 20%. O resultado financeiro foi melhor que no trimestre anterior, graças à atuação de todos os funcionários para reduzirem ao máximo as despesas e preservarem seus empregos.

2- Se você é uma indústria lance produtos novos: nos momentos de crise, o mercado fica com muita oferta e pouca demanda e é natural ocorrer uma queda de vendas dos produtos ofertados. A maioria tenta reduzir os preços para manter as vendas, mas isso raramente funciona, melhor dizendo: isso nunca funciona pois as margens caem muito e os custos não se reduzem na mesma proporção. Redução de preço geralmente piora o quadro, ao invés de melhorar alguma coisa. Se você lança uma novidade você desperta novamente a atenção do consumidor. Mesmo que tenham uma variação mínima em relação aos outros itens já em linha, você cria uma referência nova para esse consumidor.
        Uma empresa que pertence ao segmento da construção civil, um dos setores mais afetados no momento, pode lançar alguns produtos que facilitam a instalação de diversos acabamentos dentro das casas: espelhos, rodapés, sancas, cubas, etc. Isso é apenas um exemplo. Dê uma atenção especial às embalagens, de forma a chamar a atenção do consumidor. Você verá que estes lançamentos simples aumentarão muito sua participação no mercado, e terão um impacto muito positivo nos resultados financeiros.

3- Intensifique seus controles: você sabe

.
quanto sua equipe de vendas gasta em telefonia celular? Qual é o investimento mensal em material de limpeza? E papelaria? Muitas despesas não estão claras nos demonstrativos financeiros, podem estar alocadas incorretamente e um “mergulho” nos detalhes de custeio é fundamental. Despesas com segurança, manutenção predial, água, energia, etc, precisam ser apuradas, e devem ser eleitos “donos” para elas, com metas claras de redução.

4- Motive continuamente seu pessoal: mesmo que a sua companhia não apresente resultados ruins durante uma crise, seus funcionários ainda assim estarão preocupados. Muitos deles têm familiares que perderam o emprego, e as más notícias econômicas divulgadas pela mídia atingem a todos. (a mídia adora uma péssima notícia, e se puderem exagerar exageram mesmo). Eles podem estar em estado de tensão exagerada, o que leva a queda na performance.
        A melhor motivação que um líder pode fazer é conversar diretamente com o maior número possível de funcionários. É necessário ser claro sobre a situação da empresa, alertar para o empenho na realização das metas, e também estimular com elogios quando alguma tarefa é bem realizada. Elogiar alguns funcionários não custa nada, e os deixam mais motivados para continuar se empenhando em suas funções. Quando há sinceridade no elogio, eleva a auto estima e estimula o ego do funcionário e mesmo se não houvesse a crise é algo que deve ser feito sempre.

5- Fique atento às oportunidades: em todo momento de crise, aparecem oportunidades inesperadas. Seja devido a problemas financeiros enfrentados por um concorrente, ou alguns potenciais clientes que finalmente resolvem analisar sua proposta, é fundamental prestar atenção às mudanças que ocorrem mais intensamente nestes períodos mais difíceis. Manter a ofensiva é a melhor estratégia. se você é um fornecedor ou um distribuidor, faça com que sua equipe de vendas visite aqueles clientes “difíceis”, que estão “fechados” com a concorrência, para checar se existem possibilidades de fornecimento. Tente manter algum investimento em mídia sempre observando se o retorno justifica o investimento. Lembre-se que a mídia é uma das áreas que mais tranformações sofrem atualmente em decorrência dos avanços da internet, e um método que antes era bom pra você, hoje pode não ser mais. Mantendo sua presença na mídia de forma inteligente, todos vão perceber que sua empresa está bem, tornando-a mais atrativa para captar novos clientes e também para receber ofertas interessantes de fornecedores.
        É claro que nem todas estas 5 dicas são aplicáveis a todas as situações. Cada caso é um caso. Cada uma destas dicas encerram um espírito de onde você deve procurar a sua ideia. Só você conhece seus pontos vulneráveis. Só você sabe onde dói a dor que lhe preocupa. Foque nas 5 dicas e medite muito. Vai encontrar o remédio.
        Toda crise é um momento de muito aprendizado e todos evoluímos profissionalmente ao buscar saídas para situações difíceis. Ter muita calma e focar nestas cinco “dicas” vão ajudar muito a sua empresa a superar essa "turbulência" e apresentar bons resultados mesmo durante um período difícil.Na edição de junho não perca esta página. (dia 1) Vou repassar 5 dicas objetiva concretas e inéditas de como o comércio logista, o varejo e a prestação de serviços podem conseguir um melhor desempenho mesmo em tempo de crise. Marque na sua agenda. Até lá.

PRAIAS

FACEBOOK TWITTER G+

                     


MAMINHA    RECHEADA

.
    Giovana Caggiano



INGREDIENTES

1.5Kg de maminha inteira
1 colher (sopa) de óleo
2 cubos de caldo de carne
2 xícaras (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de suco de laranja

RECHEIO
½ xícara (chá) de leite - 2 pães franceses amanhecidos - 200g de Linguiça Calabresa cortada em cubos - 10 azeitonas pretas picadas - 1 cebola média picada - Salsa e cebolinha picada a gosto - Sal e pimenta a gosto

COMO FAZER

        Em uma tigela coloque o pão picado, e por cima despeje o leite e deixe amolecer. Esprema com

.
as mãos para tirar o excesso de leite e misture a Linguiça Calabresa a azeitona, a cebola, a salsa e cebolinha e o sal. Reserve.

Ponha a carne sobre uma tábua e com uma faca afiada faça um corte no sentido do comprimento, de modo que forme uma bolsa. Coloque o recheio e prenda a abertura com palitos ou costure. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne. Junte o caldo de carne dissolvido na água, o suco de laranja e cozinhe no fogo brando, por 30 minutos após o início da pressão.

Deixe sair a pressão, abra a panela e cozinhe por mais 5 minutos. Retire a carne da panela, fatie e sirva com o caldo que se formou na panela peneirado. Sirva com arroz branco

Giovana Caggiano é proprietária
e Chef de Cuisine do Restaurante Divina Gula

PRAIAS

FACEBOOK TWITTER G+

                     

A  QUEDA  INEVITÁVEL

Com a presidente derrotada na câmara, a perspectiva de nova derrota do governo no Senado, e a declaração da própria Presidente que já e praticamente impossível evitar seu afastamento, as atenções se voltam agora para a formação da possível gestão de Michel Temer. Que terá que mostrar trabalho indicando ministeriáveis que agradem ao mercado.
        Temer sabe que não vai ser fácil encontrar nomes que "agradem ao mercado" para tocar os três superministérios que pretende criar se a Presidente cair.
       O ministério da fazenda é o mais indesejado devido às dificuldades enfrentadas por Nelson Barbosa e Joaquim Levy. Renan garantiu a Temer que vai acelerar o processo de afastamento da Presidente. Isso é bom para o mercado, que está com um olho na missa outro nela. Mais do que soluções, o mercado quer se livrar o quanto antes e de uma vez por todas, deste problema que paralisou o país, sem que ela fosse suficientemente estadista para ter a grandeza de renunciar.
        Na economia, a primeira solução, que seria Arminio Fraga para a Fazenda está descartada. Os ministeriáveis da Fazenda preferem assumir um cargo relevante lá na frente do que torrar a babilaca agora, se abraçando com uma frigideira quente ingerenciável.
        Tem Marcos Lisboa, que alem de economista é também competente e carismático, combinação rara na profissão.
        Sejam lá quem forem os superministros, a pergunta é: Quais serão os primeiros prováveis movimentos de Michel Temer caso chegue a assumir a presidência? Distribuir cargos e benesses, certamente não é. Já tem muita boca torta por causa deste cachimbo e além do mais, o precipício está bem na frente dele, e ele querendo

.
ou não vai ter que enfiar o pé no freio, dar marcha ré e procurar o caminho certo.
        Primeiramente, logo de cara, antes de qualquer coisa, antes mesmo de viajar pra terra natal, ele vai ter que achar alguém mágico para garantir e corrigir programas como o bolsa família, e demais bolsas, de forma que cumpram suas finalidades de combate à miséria, sem virar patrocínios à vagabundagem nem garantia de votos nas eleições futuras.
        A segunda coisa que certamente, caso assuma, Temer vai “subir a rampa” fazendo: ele vai desvincular a economia das receitas da União porque sem isso não vai conseguir cortar gastos de forma relevante e convincente, coisa que nem Joaquim Levy, o mãos de tesoura conseguiu.
        Temer sabe que primeiro vai ter que cortar na carne pra ganhar moral e reconquistar a confiança que a classe política a muito tempo perdeu. Sem esses requisitos, não adianta pedir ajuda à sociedade e ele vai precisar dela.
        E finalmente, a terceira coisa, a mais dura e impopular de todas: Ele vai ressuscitar a CPMF por dois anos, como ponte fiscal. A essa altura, a primeira e a segunda medidas, aliadas à sensação de alívio que o país estará vivendo, terá emprestado ao novo estadista, autoridade para dar este passo bastante incômodo, mas que vai reduzir o risco-País, aliviar os juros e pagar uma parte da conta que Dilma caso saia, estará deixando para você pagar até no máximo 2018. Os passos 4, 5 e 6, bem, uma coisa de cada vez.
        A queda da SELIC, vem como consequência. A própria expectativas de queda da inflação vai tratar de minar os juros e com fé nos superministros, a queda é inevitável.

PRAIAS

FACEBOOK TWITTER G+

                     


HOROSCOPO
Fonte:“Worldwide Horoscope”                Maio - 2016             ambos os sexos
MAIO

Maio traz um clima de mudanças e de transformações, ideal para quem está construindo ou empreendendo. O trânsito de Venus e do Sol na constelação de Touro facilita a vida de quem estiver disposto a fazer esforços para progredir em direção a estabilidade principalmente financeira. Mercúrio também atravessa a constelação de Touro e traz de volta a esperança em dias melhores para todos. Esperança esta, fundamentada em acontecimentos concretos que já estão se delineando desde o eclipse do sol de março de 2015. O Sol transita em Gêmeos e faz oposição a Saturno, principalmente porque muitos planetas poderosos se alinharão aumentando nossa vitalidade, levando muitos a procurar novos objetivos e despertando em muitos o interesse em progredir, ou em voltar a progredir. Esta configuração planetária, extremamente ágil e dinâmica distribuirá benefícios econômicos e familiares. Muitos desejarão, por exemplo, mudar para uma casa melhor e realizar todo tipo de transformações positivas possíveis.

AQUARIO - 21/01 a 19/02
aquário O Sol, Vênus e Mercúrio estarão agora em maio se encontrando na sua casa e isso traz para você uma oportunidade muito boa de progredir. Você terá sucesso num grande projeto ou poderá mudar de emprego ou ainda, de local de trabalho. Se estiver procurando emprego, tem todas as chances de conseguir e só não vai conseguir se não for o melhor pra você. O grande acelerador da sua vida este mês é o Sol que estará facilitando tudo que você pretenda fazer, principalmente se for em equipe. Procure entrar em contato com seus sentimentos íntimos e aprimorar o seu sentido interno de harmonia. A saúde e a vitalidade vão melhorar. Você vai precisar ter cuidado com suas contas telefônicas para não “torrar” seu tempo nem seu dinheiro em conversas que não tem nada a ver. Concentre-se em se sentir bem onde você estiver. Curta seu estilo de vida. As finanças estão excelentes. O cenário está armado para seu futuro crescimento financeiro, mas os negócios e projetos precisam de tempo para germinar e apresentar resultados. Você sabe do que estamos falando.

PEIXES - 20/02 a 20/03
peixes Tanto suas ideias quanto seus ideais ganham amplitude durante todo o mês de maio. Trate de se mobilizar para realizar algumas mudanças no seu cotidiano. Você neste mês, vai conseguir realizar literalmente o que quiser, mas lembre-se que terá que arcar com as consequências de tudo que engendrar. Saúde maravilhosa até o dia 21. As finanças estarão ótimas e as atividades sociais idem. O dinheiro vai entrar por meio do trabalho e de atividades sociais. Deveres, obrigações familiares, e possíveis reformas em casa, poderão fazer com que você precise fazer alguns gastos extras, mas não deve se preocupar porque esta é uma situação temporária, e mais tarde você recupera o que desembolsou. Sua capacidade de avaliação financeira está sólida. Você está ao mesmo tempo ousado e cauteloso. Assume riscos premeditados, e os resultados não são tão imprevisíveis como a maioria acredita. Embora tudo esteja muito bem para os piscianos, o movimento retrógrado de Netuno recomenda uma reavaliação de suas metas.

ARIES - 21/03 a 20/04
aries O Sol Mercúrio e Vênus recomendam mais paciência do que de costume pois as circunstâncias externas vão lhe obrigar a continuar os compromissos que começou recentemente, principalmente obrigações pesadas, mas que depois de resolvidas, vão facilitar muito sua vida e lhe dar fôlego para ir ainda mais longe. Vênus em semi-quadratura com seu signo trarão para sua vida sentimental algumas obrigações cheias de grandes satisfações de ordem sensual que não passarão despercebidas e podem lhe proporcionar muitos prazeres. Compartilhe sua intimidade e aproveite momentos de paixão. O Sol chega em Gêmeos, animando sua vida social , mas você como já frisei antes, vai precisar ter muita paciência porque as coisas vão continuar desaceleradas, do jeitinho que você não gosta. Procure dividir bem o seu tempo procurando não esquecer nada e não se exceder em nada. A lua nova do dia 6 estará em sua Casa das finanças, o que lhe dá clareza financeira e iluminação nesta área, no decorrer de todo o mês. Você se sente atraído por gente voltada para o dinheiro, capazes de ajudá-lo a concretizar seus sonhos financeiros nesta fase que exige muita objetividade nos relacionamentos. Converse com as pessoas leais a você e descarte falsas amizades.

TOURO - 21/04 a 20/05
touro Você está no caminho certo para a realização de seus projetos e neste mes de maio viverá situações que vão mostrar isso claramente e vão ajudá-lo a progredir. O Sol, Mercúrio e Vênus (seu planeta regente) serão aliados de peso na tarefa de colocar em prática suas ideias e direcionar todos os seus dons rumo a um progresso concreto. Sua vida social será dinamizada expandindo seu ciclo de amigos e construindo o elenco e o cenário adequados a suas novas perspectivas. Seu planeta regente Venus, favorecerá a vida afetiva fazendo deste mês um dos melhores períodos para os taurinos neste ano, ativando poderosamente a carreira e os prazeres. Siga a passos firmes com suas metas profissionais plantando as sementes do crescimento. Ao contrario dos arianos, que adoram começar coisas e não concluir, os taurinos se notabilizam em levar algo a término e em aperfeiçoar projetos já existentes. Neste momento, faça as coisas que gosta. O enorme progresso profissional que você conseguiu recentemente precisa ser assimilado antes que você possa avançar ainda mais. Seu Ano Novo começa com a chegada do seu aniversário. O ritmo dos acontecimentos desacelerou consideravelmente. Aproveite para se recolher um pouco ao seu universo interior e comece a pensar no que deseja ter, ser e fazer no ano novo que se inicia para você. Quando o Sol ingressar em Gêmeos no dia 21, taurino, taurina, você se voltará também para o mundo exterior, e começa a se preocupar mais com o mundo físico e com o universo dos sentidos. Você se conhecerá e se valorizará mais, e, por isso, os outros o valorizarão também. Termine o mês com a mente voltada para o dinheiro e o trabalho. Como Mercúrio está retrógrado adie compromissos, compras, investimentos e assinaturas de contratos para o mês que vem (um planeta está retrogrado quando navega mais devagar do que os demais, o que dá a ilusão de que ele está andando pra trás). Usar todo o tempo necessário, sem se apressar, é a chave do seu sucesso neste seu mês.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06
gêmeos Período ótimo para seus projetos tomarem velocidade. Elimine o que está dificultando seu desenvolvimento.. Mercúrio ao longo de todo o mês recomenda prudência em todas as formalidades que você deve cumprir. É um período importante para você. Estabeleça metas claras, anote tudo e permita que esse plano de vida seja seu guia. O período é excelente para purificar o seu carma, perdoar os que o magoaram (e também a si próprio), praticar o bem, prestar serviços voluntários e filantrópicos e livrar-se de raivas e ressentimentos. Sua saúde e seu amor-próprio estarão robustecidos neste mês. Os astros que visitam sua casa estão em movimento de avanço e os que retrocedem não são planetas essenciais para você, portanto o momento da sua vida é positivo, para cima e para frente. A carreira é importante para você, e tem progredido muito ultimamente O mês passado foi um apogeu profissional e agora o movimento retrógrado do seu Planeta da Carreira indica que você deve assimilar seus progressos antes de fazer outros avanços. Mercúrio, o seu Regente, visitam Áries e Touro neste mês. Até o dia 15 estará em Àries reforçando ainda mais seu senso de independência e aventura e você viverá momentos de intensa capacidade de raciocínio, podendo tomar decisões rápidas e acertadas. Depois Mercúrio viaja para Touro e você se torna mais prudente e ponderado.

CÂNCER - 21/06 a 21/07
câncer Mais um mês de ação, realização e progresso. A família apoia suas metas profissionais. Pais ou pessoas mais velhas, chefes ou superiores, funcionários do governo e pessoas no poder abrem portas para você. Se você tiver negócios com o governo a hora de concretizar

.
é agora. Vênus anuncia interações mais límpidas, mais claras e traz para você satisfações mais imediatas. Sensualidade e carinho estão presentes indicando mudança de vida e para quem estiver só, um encontro marcante que poderá levar a um compromisso duradouro. Acontecimentos ricos de possibilidades de novos e fecundos projetos, especialmente no plano financeiro. Sua imagem diante de seus superiores será muito valorizada e Júpiter ainda em sextil com seu signo destaca ainda mais essa tendência. Neste mês o Sol, seu regente financeiro, se deslocará por sua Casa 11 e alguns de seus desejos que têm a ver com o dinheiro poderão se realizar por meio do auxílio de amigos, de boas ligações sociais, da divulgação em sistemas de rede, da aquisição de conhecimentos fundamentais e da aplicação de métodos científicos a suas finanças e investimentos. Este mês os seus sonhos reais, aqueles que acontecem quando você dorme, possuem significação financeira e o momento é bom para concretizá-los. A saúde continua excelente o mês todo.

LEÃO - 22/07 a 22/08
Leão você enfrente situações que mobilizarão sua tenacidade, literalmente jogando você no fogo da ação, principalmente em sua vida social. Você, espontaneamente, redobrará seus esforços para concretizar seus objetivos e não terá muita paciência para se harmonizar com pessoas certamente mais lentas do que você. A quadratura de Vênus com seu signo faz com que seus desejos fiquem ainda mais completos, e pode fazer com que lhe falte tato, mas felizmente o Sol vai fazer sextil com seu signo, criando situações que o ajudarão a realizar suas ambições em longo prazo e você entrará com mais facilidade em harmonia com as necessidades ao seu redor. Volte sua atenção para os assuntos profissionais. Na vida social você terá oportunidades o ano inteiro, ao passo que, no campo profissional, terá que pegar as oportunidades que se apresentam ou esquecê-las por um bom tempo. Um bom período para descansar e relaxar e para recarregar as baterias, a fim de compensar os meses acelerados que você viveu. Deixe para investir ou planejar investimentos após o dia 21, quando terá uma visão mais alargada das situações. Plutão, o seu Planeta da Família, ainda está retrocedendo. Continue com os assuntos familiares cozinhando em fogo baixo e concentre-se na sua carreira. Saturno, o planeta do trabalho, se aproxima pouco a pouco da sua casa. O sucesso chega graças ao trabalho, à disciplina e a responsabilidade. Você está pronto para uma posição de liderança e os superiores reparam em você.

VIRGEM - 23/08 a 22/09
virgem Vênus dinamiza a presença de Júpiter em seu setor e fará com que você viva situações que vão melhorar sua vida sentimental e financeira, É o momento ideal para lançar um projeto comercial, ou avançar com uma negociação. Mercúrio retrógrado tende a desacelerar seus empreendimentos fazendo com que você tenha preguiça de agir. Tenha paciência e tato e acabe com o sedentarismo que tudo termina bem. Os virginianos que estão tentando perder peso ou purificar o organismo farão grandes progressos. Seu amor-próprio e sua autoconfiança melhoram dia a dia. Seus ganhos aumentarão e você sentirá grande prazer em lidar com atividades meticulosas, como contabilidade e auditoria, você estará um pouco cabeça-dura e voluntarioso, mas não será prudente envolver-se em lutas de poder, já que as coisas boas chegarão até você de uma forma ou de outra. Seus chefes e superiores o veem com bons olhos neste período.

LIBRA - 23/09 a 22/10
libra você enfrenta situações que irão dinamizar muito sua vida profissional. Vênus, seu planeta regente, em quincôncio com seu signo e também com o Sol e Mercúrio elevar o nível do seu entusiasmo, e as pessoas à sua volta precisarão de você e de seu apoio mais do que de costume. A maioria dos planetas estão em movimento retrógrado, promovendo a desaceleração dos acontecimentos. Acolha de bom grado essa pausa para respirar. Existe a necessidade de você, libriano, continuar a fazer uso de seu talento social inato para conseguir o que almeja. Parte sua anseia por externar a criatividade e divertir-se ao passo que uma outra parte tenta lhe impor seriedade. As finanças ficarão estáveis neste mês. Você terá mais facilidade em ganhar dinheiro. A sua saúde estará boa durante o mês inteiro. Continue a usar a sua magia social, e fazer grande sucesso entre as pessoas graças a seu charme e seu encanto. Deixe que seus planos e projetos cresçam para eclodir quando estiverem prontos.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11
escorpoão Nada de forçar barras e tentar impor a própria vontade. A paciência (que você tem bastante) o ajudará a atravessar este período. Sua vida social estará relativamente boa neste mês de maio ao mesmo tempo movimentado e carregado de mudanças que serão feitas de forma suave, mas que não serão superficiais. As oposições do Sol e de Vênus farão com que você viva situações que o mobilizarão completamente. Evite agir por conta das emoções e reflita com calma antes de qualquer decisão importante. Feche os ouvidos ao canto das sereias, e não confie unicamente na satisfação dos sentidos, mas tente ver além das aparências para encontrar a pessoa certa. Continue a desenvolver as habilidades sociais como tato, diplomacia, charme e a arte de reconciliar contrários. Não faça nada até estar a par de todos os fatos. Enquanto houver dúvidas, não mude nada.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12
sagitário Maio anuncia uma rota regular na direção de suas ambições. Sol e Vênus vão sugerir que você demonstre paciência, tenacidade, aplicação e concentração em seus negócios. Tudo que toca seu cotidiano deve ser detalhadamente analisado para determinar o grau de importância que ocupa em sua vida. Você terá uma grande necessidade de se dedicar mais a suas ambições mais prioritárias. O trânsito de Marte em seu signo segue seu curso e confere um nível ideal de energia! Chegou a hora de pôr os sonhos em prática. Ter visões não é difícil, ainda mais para um sagitariano. Materializá-las na prática é que são elas… Requer trabalho, suor e até lágrimas. O trabalho o envolverá completamente e os conflitos entre o mundo dos sonhos e a realidade nem serão percebidos. Este será um grande mês para você dar continuidade a suas dietas, perder peso e entrar em forma. As suas finanças continuam estáveis. A situação vigente tende a melhorar ainda mais. Continue a se concentrar na harmonia emocional, em sentir-se bem, e em criar a sua vida familiar estável. A vida social se amplia radicalmente e você deve se equilibrar entre duas formas de felicidade — familiar e social. Embora este seja um bom mês para as finanças, tome cuidado para não gastar demais. O excesso de otimismo e a excessiva confiança em si mesmo, podem fazer com que você não perceba coisas óbvias e se tornar um perigo para o setor financeiro. A saúde e a vitalidade estão excelentes até o dia 21, depois você deveria descansar e relaxar mais.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01
capricórnio CAPRICORNIO - você vive uma fase muito harmoniosa e muita facilidade para equilibrar suas finanças. Mercúrio e Vênus suavizam eventuais bloqueios que se apresentem na sua vida. Se você estiver solteiro, espere muitos encontros, oportunidades e casos amorosos para sair do isolamento. Com tantos planetas em movimento retrógrado o ritmo dos acontecimentos desacelera e a vida tornar-se mais gerenciável, do jeito que você aprecia. Os nativos de signos do Fogo terão a impressão de que o mundo parou, mas você vai se sentir bastante confortável. Para o capricorniano maio é um mês feliz — um mês de festa — um mês para diversões, um dos meses mais felizes do ano,marcado por muita criatividade, otimismo e lazer, mas não deixe de lado os assuntos e obrigações financeiras e a necessidade de fazer dinheiro. Cuide bem dos detalhes nessa área, mesmo que pareçam pequenos e insignificantes, porque são esses detalhes pequenos e insignificantes que vão contribuir muito para elevar seu saldo bancário que anda insistindo em não aparecer. Embora o impulso especulativo seja forte, é melhor evitá-lo. Muitos acordos e projetos financeiros estão em suspenso por uns tempos e, portanto, você poderia também se divertir um pouco, marcar umas férias ou cultivar atividades criativas. Os projetos financeiros precisam de tempo para germinar e crescer. Conserve o humor e os sentimentos puros e otimistas e a saúde brilhará ainda mais. E por falar em humor e sentimentos puros, os casos amorosos mencionados acima podem ser perigosos para o seu bolso.

BOTAS COM DESCONTO



FACEBOOK TWITTER G+

                     

COMO ESCOLHER UM PET-HOTEL



cachorro na rede


Hotéis são ótimas opções para quem precisa viajar e não pode levar seus amigos de quatro patas. Entretanto, fique sempre de olho na higiene, na infraestrutura, na saúde e no atendimento do local.

        Os animais de estimação nunca devem ficar sozinhos por longos períodos. Um bom hotel para cães e gatos pode ser a melhor escolha para deixar seu pet, mas se você conhece alguém de confiança, que possa cuidar de seu animal, pode ser mais saudável para ele, em especial para os gatos, que ficam muito estressados com mudança de ambiente. Estar perto de ambientes e pessoas conhecidas ameniza bastante o sofrimento da saudade que nos cães principalmente, em muitos casos é maior que em nós.
        Você jamais deve deixá-lo sozinho por longos períodos. Se vai passar o dia fora, tudo bem, desde que deixe comida e água suficiente, mas se o seu compromisso vai durar mais de um dia, comece a procurar solução com antecedência.
        Conheça a hospedagem antes de contratar. Não deixe para conhecer na última hora e nem confie apenas no que é dito através do atendimento telefônico. Selecione alguns hotéis e vá conhecê-los pessoalmente algumas semanas antes do seu compromisso.
        Em feriados e férias, esses hotéis lotam facilmente e é preciso fazer reserva com bastante antecedência. Ao conhecer o hotel, é essencial que observe alguns pontos cruciais. Fique de olho. Pergunte sobre os pré-requisitos para hospedar seu animal. O hotel deve exigir que todos os pets estejam com a saúde em dia.
        Um bom hotel para cães e gatos possui alguns pré-requisitos para garantir a segurança e saúde dos animais e alguns bichinhos podem ser reprovados. Isso é uma boa coisa: garante a saúde e o bem-estar de todos os hóspedes.
        Geralmente, essa avaliação exclui bichinhos com características comportamentais como agressividade, falta de socialização, ansiedade de separação etc., bem como exige que o pet esteja com a saúde em dia, ou seja, com todas as vacinas em dia e, claro, sem nenhuma enfermidade transmissível. Diversos locais também exigem que o animal esteja isento de pulgas e carrapatos e seja castrado. Se possível, implante uma identificação por microchip no seu pet para garantir que não ocorram trocas e para facilitar a identificação em caso de fuga.
        Informe-se se há veterinários no local e certifique-se quanto aos cuidados médicos que estarão disponíveis para os animais hospedados. Se o seu animal precisa tomar remédios ou necessita uma alimentação diferenciada, veja qual é o

.
procedimento do hotel nesses casos. De preferência, converse com o próprio veterinário e tire todas as dúvidas.
        Alguns Pet-hoteis têm serviços de SPA, passeios recreativos, natação e adestramento, alem de banho e tosa e podem ser ótimas opções para manter o seu animal ativo.
        Para alguns donos, serviços extras oferecidos na hospedagem podem não importar, mas há também os que gostam de garantir que os seus pets ficarão ocupados, ativos e alegres, para evitar que fiquem obesos ou deprimidos.
        Deixe bem claro o nível de tratamento que deseja para seu animal e pergunte o preço de cada serviço. Pode parecer básico, mas a higiene é o principal indicador da qualidade dos Pet-hotéis. Antes de deixar seu pet lá, aproveite para reparar na higiene (e nos cheiros), em especial dos locais onde eles dormem, alimentam-se e fazem suas necessidades. Verifique a temperatura do ambiente, a limpeza, o tamanho e a possível entrada de vento no local.
        Muitos donos optam por estabelecimentos onde os pets ficam soltos e com total liberdade, outros dão preferência aos animais presos. O hotel ideal deixa os animais soltos, mas possuem um ótimo controle.
        No caso de hotéis para gatos, é preferível que sejam especializados, já que os gatos se estressam facilmente. Veja as possíveis rotas de fuga e se o tamanho das gaiolas é confortável o suficiente. Lembre-se de que a maioria dos gatos não gosta de socialização e muito provavelmente ficarão bastante tempo nas gaiolas.
        Em geral, gatos não se adaptam bem, e neste caso é mais recomendado contratar um serviço de pet sitter.
        Verifique se é possível ver seu animal através de câmeras. Hoje é comum os hotéis possuírem câmeras conectadas à internet espalhadas pelos ambientes, para que os donos possam ver seu animal e como ele está sendo tratado.
        Ao final de sua viagem, quando chegar para pegar seu pet, verifique se algo mudou no seu físico, no seu comportamento ou até mesmo na sua personalidade. Converse com os funcionários e procure saber detalhes da estadia. Se o serviço foi satisfatório, evite trocar de hotel a cada nova viagem. Os animais não gostam muito de ficar mudando e sempre guardam referências boas ou más dos lugares.
        Veja este vídeo sobre hospedagem de pets.



PRAIAS

FACEBOOK TWITTER G+

                     

ADRIANA GROSSE

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
NO TRABALHO

     Psicóloga Adriana Grosse

O trabalho no mundo atual ocupa muito tempo na vida das pessoas e a inteligência emocional é uma das habilidades que devem ser desenvolvidas para tornar a nossa rotina mais agradável e produtiva. A inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber, entender, avaliar e administrar suas próprias emoções e também as emoções dos outros, de maneira positiva. Nem sempre é tão fácil por mais que pareça, a tarefa de entender, controlar e administrar as próprias emoções, mas ela nos leva a ver as situações de maneira mais clara e objetiva e a procurar soluções para os problemas sem protelar por medo ou insegurança. A inteligência emocional leva a pessoa a alcançar resultados e objetivos, tornando-se uma aliada para o crescimento pessoal e profissional.
       A falta de inteligência emocional pode significar a predisposição de agirmos impulsivamente, de uma forma voltada para as emoções, sem filtro portanto, falar sem pensar e sem avaliar a situação e todo o contexto, nos levando a frustrações, perda de promoções, indicações e muitas vezes a perda da realização profissional.
       Este comportamento pouco assertivo pode levar a soluções não efetivamente válidas, tomar partido de pessoas não corretas e tomar decisões erradas, com base nas emoções. Enquanto que a inteligência emocional faz parte de um equilíbrio de pensar e agir, permite ser sensato, sábio na tomadas de decisão e ter a tranquilidade e o discernimento para buscar as melhores estratégias. Isto resultará em diversas vantagens na vida profissional, como promoções e resultados efetivos para a equipe e para a empresa.
       A pessoa que tem inteligência emocional consegue ter uma visão global da situação baseada em benefícios a curto, médio e longo prazo, trazendo benefícios profissionais e desenvolvimento pessoal a si e às pessoas que estão ao seu redor, pois, contribui significativamente para criar um ambiente de colaboração e trabalho em equipe, crucial para qualquer organização, promovendo alta performance, qualidade de vida entre os profissionais e resultados mais satisfatórios para a empresa. Algumas pessoas já nascem com está habilidade e outras têm que

.
desenvolvê-la. Há varias ferramentas, desde testes de personalidade, autoconhecimento, psicoterapia, Coaching, leituras sobre tipos de liderança, comportamento, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação assertividade e resiliência que podem ajudar a desenvolver a inteligência emocional.
       Desenvolvendo a inteligência emocional você se sente mais seguro de si, consegue separar o que é seu e o que é do outro, amplia sua visão sobre pessoas e gestão, melhora seu desempenho pessoal e profissional, aprende a lidar com frustrações, conseguindo manter o equilíbrio emocional, ajuda a desenvolver pessoas descobrindo talentos antes não observados, melhora seus relacionamentos interpessoais, com isso diminui o estresse e autocobrança, muitas vezes feita em excesso causando dano a saúde emocional e física. Para isso é necessário autoconhecimento e diálogo interno.
       Conversar consigo mesmo é o passo mais importante para obter o autocontrole de suas ações. Você pode fazer esse diálogo escrevendo, falando alto ou em silêncio, o importante é conversar, conversar muito e assim ir identificando seus reais sentimentos e o que é seu e o que é do outro. Quanto mais você compreender por que faz o que faz e porque sente o que sente, mais controle terá de suas ações e poderá parar de responsabilizar outros pelas suas falhas ou fracassos, começando a se responsabilizar por suas ações e conquistas. As conversas internas têm um forte impacto sobre o bem-estar emocional, motivação e superação. Tornar-se consciente do que você está dizendo exatamente para si mesmo, sobre si mesmo, pode ajudá-lo a entender porque por vezes reage de determinada maneira com as pessoas e nas situações da sua vida. O diálogo interno positivo pode contribuir muito para a construção da autoconfiança e tomada de decisões mais assertivas. São pensadas e avaliadas antes de ser verbalizadas, levando a pessoa a uma maior assertividade e a tomar as rédeas da sua vida sem deixar que a emoção sabote seu trabalho e suas conquistas, levando você a uma maior realização pessoal e profissional.  

Psicóloga & Coaching Adriana Grosse - CRP 08/18360

PRAIAS

FACEBOOK TWITTER G+

                     

1º Festival Paranaense
de Cervejas Artesanais

.
Um dos principais polos cervejeiros do Brasil, a capital paranaense abriga, entre 9 e 12 de junho, o primeiro Festival Paranaense de Cervejas Artesanais e a South Beer Cup, um dos principais concursos do continente. O festival é organizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva).


.
        A multiplicação das microcervejarias na cidade e a reconhecida qualidade das cervejas produzidas em Curitiba, colocaram a capital paranaense na rota dos profissionais e apreciadores da cerveja.
       “Com o Festival Paranaense, queremos difundir os conceitos da cerveja artesanal e, também, destacar nossa produção. A programação de quatro dias de evento inclui exposições de insumos, produtores e soluções, degustação e harmonização com cervejas raras e palestras e mesas redondas. O festival contará ainda com ações turísticas, com uma edição especial do Beertrain by Bodebrown, visitas a cervejarias, jantares com chefs locais e visitas a bares e lojas,” afirma o presidente da Procerva Luciano Wengrzinski,
       Outro grande destaque do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais ficará por conta da realização da 6ª edição do South Beer Cup, principal concurso de

.
cervejas artesanais da América do Sul, pela primeira vez na capital paranaense após passar por cidades brasileiras e argentinas. O concurso anual contará com um júri internacional composto por 35 juízes. Em sua edição anterior, realizada em Mar del Plata, na Argentina, o South Beer Cup contou com cervejas de oito países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). As principais bebidas do concurso serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze em uma grande festa de premiação que será realizada no Museu Oscar Niemayer, no dia 11 de junho.
       “O Festival Paranaense de Cervejas Artesanais será um marco histórico para o mercado cervejeiro paranaense e, também, para o mercado nacional, -garante Luciano. “ Será um momento único para interagir com grandes profissionais da área, descobrir as tendências em produção, analisar métodos de gestão no mercado cervejeiro e, logicamente, saborear cervejas excelentes.”
       Atualmente o Brasil é o 3º maior produtor de cervejas do mundo em volume de litros. Há cerca de 300 microcervejarias e mais de 1500 rótulos de cervejas artesanais no país. O Mercado de cervejas artesanais cresce 15% ao ano e o consumo deste produto no Brasil aumentou 36% de 2011 a 2014. E, de acordo com prognósticos da Mintel, o setor cervejeiro em geral deverá expandir 54% até 2019.
       A programação completa do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais será realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 12h às 20h. A South Beer Cup será realizada no Hotel Confiance Centro Cívico, nos dias 9 e 10 de junho, das 09 às 18h. As inscrições poderão ser feitas a partir do mês de abril, no site www.procerva.com.br/festival2016.
       Mais informações:eventos@procerva.com.br.

PRAIAS

FACEBOOK TWITTER G+


                     

A   Maria   Fumaça

a locomotiva 250

Pavelec é um dos maiores ferreomodelista do Brasil, e luta pela preservação da locomotiva 250, localizada atualmente no Parque Ambiental em Ponta Grossa. Contando um pouco da história da locomotiva e da luta de Pavelec por ela, veremos que nem tudo é tão fácil e que essa luta ainda não acabou.

Antes de mais nada vamos saber um pouco mais sobre a locomotiva 250. A locomotiva “250” foi idealizada pelo engenheiro ponta-grossense Edwaldo Krüger e construida pelo seu filho Germano Krüger nos barracões da extinta rede ferroviária no bairro de Oficinas. Originalmente era movida a vapor, tendo recebido apenas a caldeira de outra cidade.
       A maria-fumaça entrou em atividade em 1940 e puxava de seis a oito vagões lotados, trafegando em linhas regulares de composições mistas (passageiros e cargas). Foi usada na construção da Estrada de Ferro Central do Paraná, que ligava Ponta Grossa a Apucarana e substituída em 1972 por máquinas mais modernas, movidas a diesel, ou seja, mais potentes.
       A “250” permaneceu parada no pátio da Rede Ferroviária Federal e com sua extinção, ficou aos cuidados do município. Desde a década de 1990, encontra-se em exposição no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, em frente à Casa da Memória Paraná, tornando-se um dos mais importantes monumentos turísticos do município, por guardar viva a história deste povo.
       Hoje a locomotiva é tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Ponta Grossa - COMPAC.

       Agora sim vamos lá. Quando José Francisco Pavelec nasceu, a locomotiva 250 a velha Maria Fumaça, já puxava vagões no interior do Paraná. Hoje ele tem 66 anos e é um dos maiores ferreomodelistas do Brasil com mais de 20 mil peças no acervo

.
particular. O risco de deterioração da locomotiva incentiva o colecionar a lutar pela preservação da história da ferrovia no Paraná.
       Além disso Pavelec fundou e é um dos representantes do Clube da Maria-Fumaça no Paraná. A Maria-Fumaça e a Estação Saudade foram restauradas no governo Péricles de Mello (2001-2004), mas desde então são alvo da ação do tempo, pichadores, vândalos e até ladrões de peças. Está sem cobertura e à mercê da ferrugem. Em fevereiro de 2013, Pavelec enviou um ofício ao prefeito Marcelo Rangel cobrando providências. Em junho deste mesmo ano, colocou uma faixa na locomotiva pedindo socorro, mas a faixa foi retirada em poucos dias. “Meu médico já me disse para deixar de vir aqui porque eu fico muito triste”, comenta ele.
       Em carta do IPHAN à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o Instituto proprietário da maria-fumaça cobra providências sobre a preservação do bem, condicionando sua permanência no município ao processo de restauro. Dois outros municípios têm interesse em restaurar a maria-fumaça sendo que o município que tomar esta iniciativa passará a ser o novo guardião da 250, retirando a locomotiva do seu local de criação e dando a ela o seu merecido valor histórico.

       José Francisco Pavelec, 60 anos, é aposentado, filho de uma família de ex-operários da antiga Rede Ferroviária Federal, e “via pela janela do quarto os trens passando” ao lado de sua pequena casa. Desde que se conhece por gente, gosta de tudo que diz respeito à ferrovia. Quando moleque, ganhou de sua avó um trem movido à corda. “Brinquei tanto que a corda estragou no mesmo dia”, lembra. O sonho do ferreomodelista, considerado atualmente um dos maiores colecionadores do país, é um dia doar o acervo para um museu ferroviário, para que sua paixão permaneça viva nas próximas gerações.