EDIÇÃO ATUAL


ACUPUNTURA

PONTOS

Consultório de Acupuntura Dr. Ennio Luz Júnior e Clínica Médica Dra. Marcia M. Suzuki

CLÍNICA DE ACUPUNTURA EM PARANAGUÁ

Rua Julia da Costa, 629

O que é Acupuntura.

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e consiste num conjunto de práticas terapêuticas originado nas tradições médicas orientais. É praticada a mais de dois milênios, o que faz dela um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sob a pele chamados pontos de acupuntura ou acupontos que se distribuem sobre linhas chamadas "meridianos” e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.
      Os acupontos propriamente ditos ficam sob a pele, não na superfície, e para que sejam estimulados devidamente e com segurança, as agulhas são introduzidas em diferentes graus de inclinação conforme o caso.
      São possíveis abordagens diferentes tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento, mas o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas.
      De acordo com a tradição chinesa, a acupuntura é capaz de ajustar os canais energéticos do corpo, chamados meridianos. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
      O diagnóstico é feito após estudo de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Após a identificação do problema, os pontos de acupuntura são estimulados de modo a promover a harmonia do organismo como um todo.
      A Acupuntura é conhecida por atenuar o sofrimento, principalmente em dores musculoesqueléticas. A agulha inserida no ponto correto após uma avaliação criteriosa promove analgesia. Por isso, a acupuntura é muito indicada em lombalgia, Ciático, Cervicalgia, Artrose, Artrite, Tendinite, Bursite, enfermidades causadoras de condições de dor no pescoço, ombros, costas, quadril, joelho tornozelo, gerando dificuldades motoras. O sistema nervoso pode ser estimulado a partir dos acupontos gerando respostas positivas no tratamento destas patologias.
      Alívio significativo da dor pode ocorrer já na primeira sessão. O diagnóstico é feito após estudo de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Após a identificação do problema, os pontos de acupuntura são estimulados de modo a promover a harmonia do organismo como um todo.

      Para que serve a Acupuntura?

      A acupuntura busca a recuperação do organismo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor. Embora pesquisas tenham demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores, não se sabe exatamente se o método se constitui num mecanismo que sustenta o efeito terapêutico sobre uma pessoa ou se apenas estimula este mecanismo existente no próprio organismo.
      De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, trazendo benefícios para indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e dermatológicos. A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.
      A Organização Mundial da Saúde considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, é recomendada pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.
      No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde.

ESTA DOR NAS COSTAS

(Matéria publicada no Jornal Dnegócios edição 56)

Observe como você senta, qual é a sua posição de dormir, quantas horas você passa na frente do computador, qual a altura e distância de seu monitor, como você costuma assistir TV, ler e estudar e se faz alongamento pelo menos uma vez por dia. Todos estes hábitos e comportamentos podem estar por trás daquela insistente dor nas costas, que pode chegar ao pescoço se transformar numa dor de cabeça, atrapalhar o sono e dificultar suas atividades diárias. A coluna vertebral é o eixo do corpo humano e é exigida em todos os movimentos que executamos. Deformamos nossa coluna com o passar dos anos e colocá-la novamente na posição certa não é tarefa fácil, por isso é muito importante prevenir estes males com hábitos corretos de postura.
         A coluna vertebral suporta todo o peso do corpo, protege a medula espinhal e os nervos, mantém a postura, garante mobilidade, a flexibilidade, e a locomoção e envia para o cérebro mensagens de todos os órgãos. Se a nossa coluna não estiver bem, nosso corpo também não estará. A dor nas costas é a segunda causa mais frequente de idas ao médico e de faltas no trabalho. Só perde para a enxaqueca.
         As atividades laborais repetitivas e horas na mesma posição aumentam o risco de problemas na coluna. A partir dos 40 anos começamos a perceber com mais frequência os efeitos de uma vida inteira de erros de postura, de maus hábitos na hora de usar o computador, ou até mesmo de se sentar ou descansar. As dores começam a ser diárias, a pessoa não encontra uma posição confortável e acaba se viciando em anti inflamatórios e relaxantes musculares.
      Para resolver o problema não é preciso tomar medidas radicais. Basta mudar hábitos simples. É preciso corrigir a postura, os hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso.
         Praticar exercícios é fundamental para fortalecer a musculatura do tronco. Fazer caminhadas e exercícios de alongamento são medidas simples que dão resultados rápidos. O sobrepeso também é um fator agravante, que dificulta o tratamento de dores nas costa. É como se o indivíduo estivesse carregando uma carga desnecessária, que, certamente, causará complicações gerando problemas como artrose, estenose e hérnia de disco. Nos casos mais graves, quando a deformidade na coluna pressiona a medula e as terminações nervosas, é necessária até mesmo uma intervenção cirúrgica para minimizar as dores.
         Nos idosos, as dores podem indicar problemas provocados pela perda de cálcio. Nestes casos existem tratamentos como acupuntura e reeducação postural que podem ajudar muito e proporcionar mais qualidade de vida. Em qualquer caso, é importante buscar orientação médica”.

3425-6564

Acupuntura e clínica médica


ACUPUNTURA

LIGUE DO CELULAR

LIGUE AGORA
DIGA QUE ESTÁ VENDO NO DNegócios